fbpx

7 dias, 7 ideias de pequeno-almoço

É uma pergunta muito comum: o que dás à tua filha ao pequeno-almoço? Quando os nossos bebés começam a comer queremos garantir que oferecemos variedade e nós, adultos, temos o hábito de comer quase sempre o mesmo ao pequeno-almoço (normalmente pão e café), apesar de variarmos o que comemos ao almoço e jantar.

Pensar no pequeno-almoço do bebé é realmente um desafio. É normal não termos tantas ideias para oferecer aos nossos filhos e acabamos sempre a recorrer ao pão, cereais com leite ou papas prontas. 

A base do nosso pequeno-almoço é o pão. E é importante perceber que não há nada de mal com o pão e pode (e deve) estar incluído no pequeno-almoço do bebé a partir dos 9 ou 12 meses. O problema está no pão branco, com farinha de trigo processada e em muitos casos geneticamente modificado. Atualmente já existem ótimas opções sem glúten ou sem trigo no mercado e de marcas portuguesas. Deixamos aqui a lista dos nossos favoritos: Pão fatiado de espelta da Quinoa Padaria Biológica, Pão de banana e canela da Pachamama, Pão de aveia da Miolo.

Mas se quiser variar o pão ao pequeno-almoço, qual a melhor forma? Planear! Cá em casa, planeamos todas as refeições da semana no sábado. É uma forma de garantir que poupamos dinheiro nas compras, reduzimos o desperdício alimentar e organizamos as refeições para comermos refeições variadas e saudáveis. Esta lista de receitas de pequeno-almoço é uma grande ajuda! E pode imprimir e deixar na porta do frigorífico. Tem 7 ideias para pequenos-almoços saudáveis para bebés a partir de 1 ano com as receitas incluídas! 

A partir de que idade os bebés começam a comer o pequeno-almoço?

Quando começamos a introdução da alimentação complementar, a partir dos 6 meses, os bebés normalmente só tomam leite materno ou fórmula ao pequeno-almoço. Às vezes, comem um pouco de fruta, mas não precisam do pequeno-almoço. Isso mantém-se mais ou menos até aos 8-12 meses.

Para bebés entre os 6 e os 9 meses, o ideal é dar leite materno ou fórmula e depois sentar o bebé à mesa enquanto tomam o pequeno-almoço com uma peça de fruta (no corte apropriado), se fizeres baby led weaning (BLW), ou uma papa de fruta para o bebé explorar.

A partir dos 9 meses, o bebé já pode começar a comer receitas mais elaboradas, como panquecas, e a partir dos 12 meses, em que o leite materno deixa de ser a principal fonte de alimento, o bebé deve começar a comer um bom pequeno-almoço.

Deixamos aqui 7 ideias para o pequeno-almoço do bebé a partir de 1 ano, que são muito nutritivas (as opções sem lactose, a partir dos 9 meses). No final deste artigo, pode também fazer o download gratuito dessa lista para a ter sempre à mão na cozinha. Ir para o download gratuito.

7 dias, 7 ideias para o pequeno-almoço:

Ovo cozido e pão com queijo fresco de cabra

Cozer o ovo por 10-12 minutos. Deixar arrefecer, descascar e cortá-lo em 4 ou mais partes. Servir com uma fatia de pão com queijo fresco de cabra ou vaca.

O ovo cozido só pode ser oferecido a partir do momento que o bebé fizer pinça fina. Até lá, faça omelete e ofereça em tiras. Pode fazer omelete apenas com ovo ou juntar alguma folha verde escura bem picada.

Panquecas de banana com manteiga de amêndoa, morangos e iogurte natural sem açúcar – podem ser congeladas

Estas panquecas são muito rápidas de fazer e rendem 8-10 panquecas pequenas. Uma parte pode ser servida ao pequeno-almoço e a outra ao lanche ou serem adicionadas à lancheira dos miúdos.

Barrar as panquecas com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa, adicionar uma colher de iogurte por cima e morangos picados.

Estas panquecas podem ser oferecidas a partir dos 6 meses, desde que o bebé tenha sido exposto aos alimentos separadamente (O ovo é um alergénico comum!)

Crepes enrolados com banana e manteiga de amendoim – podem ser congelados

Estes crepes são fantásticos! Podem ser feitos na hora ou feitos com antecedência e congelados. Na hora de servir é só descongelar numa frigideira ou micro-ondas. Receita completa aqui.

Abrir o crepe, barrar com manteiga de amendoim, adicionar a banana, enrolar e cortar em rodelas (como se fosse um sushi). É um sucesso com as crianças!

Também podem ser oferecidos a partir dos 6 meses, embora sejam mais difíceis do bebé agarrar. A partir do momento que o bebé fizer a pinça fina pode cortar em rodelas e depois cortar essas rodelas em pedaços pequenos.

Papas de aveia, banana e canela – podem ser feitas na véspera

Papa quente, feita em 5 minutos e pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Cozinhar a aveia com água e canela. Quando estiver pronta, adicionar leite materno ou leite vegetal e meia banana amassada. A receita completa aqui.

Podem ser oferecidas a partir dos 6 meses. Se fizer na véspera, só precisa aquecer um pouco na hora e adicionar um pouco de leite materno ou artificial.

Ovos mexidos e pão com abacate

Fazer os ovos mexidos numa panela com um fio de azeite. Servir com uma fatia de pão barrado com abacate amassado. Uma fatia de pão deve ser cortada em tiras de tamanho apropriado para o bebé agarrar.

Dica: Para os ovos ficarem cremosos, tem de bater bem os ovos e depois cozinha-los em fogo baixo e ir mexendo constantemente, como se fosse um risoto.

Ovos mexidos são uma excelente opção para o bebé que já faz ou está quase a fazer a pinça fina. Pode oferecer o ovo mexido com uma fatia de abacate ao lado. Deixe um pouco de casca no abacate ou “pane” o abacate em alguma farinha ou fruto seco triturado para não escorregar. O pão, espere idealmente até aos 12 meses para oferecer.

Overnight oats (papas adormecidas de aveia crua) de mirtilos e amêndoas  – fazer na véspera

1 iogurte natural sem açúcar

2 colheres de sopa de aveia

½ banana

1 colher de chá de manteiga de amêndoa

2 colheres de sopa de mirtilos cortados em 4 (esmagados até o bebé fazer pinça fina)

1 colher de sopa de amêndoas picadas (para bebés a partir dos 2 anos; antes oferecer triturada)

Pode ser oferecido a partir dos 6 meses, desde que o bebé já tenha sido exposto ao iogurte, mirtilos e amêndoas separadamente. É um pequeno-almoço super fácil de fazer e delicioso!

Batido de manga e mirtilos

Bater no liquidificador: Leite de amêndoas, ½ chávena de manga, ¼ chávena de mirtilos, ½ banana, 1 colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de linhaça. Opcional: manteiga de amêndoa.

Um pequeno-almoço para crianças pequenas (+2 anos) ou crianças mais velhas. Muito fácil e para ser ainda mais rápido de fazer, corte e congele a fruta. Assim, no dia só precisa triturar! Ofereça um copo ou copo com palhinha.

Template com a lista de 7 ideias para o pequeno-almoço e receitas:

Faça o download gratuito do template:

DOWNLOAD

Enviar link para download para:

Subscreva para receber as últimas receitas e artigos no seu email. Pode sair da lista a qualquer momento

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: