Quem já passou por isso sabe: a obstipação em bebés e crianças é muito chata. Em algumas crianças acontece muito raramente, outras crianças e bebés têm mais tendência a estar obstipados.
É muito importante saber como funciona o intestino do seu filho. A minha filha, por exemplo, precisa ter uma alimentação rica em fibras, com grãos integrais, leguminosas e verduras. E beber muita água. Senão fica com o intestino preso.
Em alguns casos, a comida pode não resolver. Pode ser necessário o uso de laxantes infantis (que só podem ser receitados por um pediatra). Em outros casos, pode haver algum motivo médico por trás da obstipação. Se assim for, consulte sempre o pediatra da sua filha ou filho.
Se tem um bebé com mais de 12 meses, certifique-se de que ele bebe água suficiente ao longo do dia e mantém-se ativo. Água insuficiente e falta de atividade física também podem causar obstipação. Além disso, se acrescentar mais fibras à alimentação da criança, é fundamental que ofereça mais água também. Excesso de fibras sem agua pode piorar a prisão de ventre.
Todos nós já ouvimos falar sobre demolhar ameixas secas e beber a água, ou comer ameixas secas. E para mim, as ameixas secas continua a ser o melhor alimento para tratar a obstipação. Mas como prevenir é melhor do que remediar, existem muitos outros alimentos que pode oferecer no dia-a-dia para prevenir a obstipação no bebé.
Se optar por alimentos de compra, certifique-se que tem pelo menos 3 gramas de fibras (por 100g).
Alimentos que podem ajudar na obstipação
Grãos integrais (arroz integral, quinoa, cevada, trigo sarraceno, espelta…)
Leguminosas
Linhaça
Amêndoas
Brócolos
Outros verdes escuros (acelga, couves, nabiça)
Ameixa
Pera
Pêssego
Frutos vermelhos
Papaia
Maçã com casca
Ameixa seca
Na verdade todas as frutas, exceto bananas que não estejam muito maduras, são boas para a obstipação porque são ricas em fibras.
Alimentos a evitar se a criança está obstipada
Estes são os alimentos que deve evitar, caso a criança ou bebé esteja obstipada. Não precisa evitá-los no dia-a-dia, mas deve tentar oferece-los dentro de uma alimentação variada e rica em alimentos com fibras.
Arroz branco
Farinha de trigo (e tudo o que leve farinha de trigo)
Cenoura
Massa
Leite e queijo
Ultra-processados como bolachas, pães brancos, comida congelada
Ideias de comidas
Puré de maçã, manteiga de amêndoas e farinha de linhaça
Papa de aveia, pera (com casca) e manteiga de amêndoas
Pudim de chia e manga
Massa de leguminosas com pesto de espinafres
Arroz integral, feijoada vegetariana, bimis cozidos e tofu
Batido de manga, mirtilos, bebida de amêndoas e farinha de linhaça
Uma nota sobre o desfralde
Bebés e crianças que são treinados ou forçados a tirar a fralda podem ficar obstipados. Em alguns casos, a obstipação pode se tornar em casos mais graves.
É muito importante respeitar o tempo da criança. Se não está a fazer desfralde em casa, mas a criança entrou recentemente no jardim de infância, pergunte qual a política de desfralde na escola. Infelizmente algumas escolas fazem desfralde às crianças pequenas.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.