fbpx

Alimentos proibidos até aos 12 meses

Seja por questões de saúde, seja por risco de engasgo existe um número de alimentos que não podem ser oferecidos a bebés no primeiro ano de vida. Em baixo deixamos a lista completa e explicamos a razão para não poderem ser incluídos na alimentação do bebé.

Açúcar

O açúcar interfere com o desenvolvimento do paladar do bebé. A introdução antecipada e o consumo em excesso estão associados a: cáries dentárias, risco aumentado de obesidade infantil, de diabetes tipo II, de hipertensão arterial e de colesterol alto.

Sal

O leite materno e a fórmula contém todo o sal que o bebé precisa nos primeiros 12 meses. Sal a mais pode sobrecarregar os rins do bebé.

Além disso, o sal pode comprometer o paladar em desenvolvimento do bebé e aumentar o risco de obesidade, hipertensão e doença cardíaca mais tarde.

Leite de vaca

O leite de vaca como substituto do leite materno ou fórmula é incompleto nutricionalmente e está proibido antes dos 12 meses.

Incluí-lo no preparo de papas ou outras receitas antes dos 12 meses não é consensual entre órgãos de saúde, por isso fale com o pediatra ou médica/o do seu bebé antes de adicionar o leite de vaca às papas do seu bebé.

Mel

O mel pode conter uma bactéria que podem produzir toxinas no intestino de um bebê, levando ao botulismo infantil, uma doença grave que pode ser fatal.

Em Portugal está proibido até aos 2 anos. Em outros países, como Reino Unido ou EUA, é até 1 ano.

Frutos oleaginosos

Inteiros, em pedaços ou em manteiga oferecida sozinha representam risco elevado de asfixia. As oleaginosas inteiras representam risco de asfixia até aos 5 anos.

Oferecer triturado em ponto de farinha ou manteiga misturada à papa, iogurte ou ligeiramente barrada numa panqueca.

Carnes e ovos crus

Bebés são mais suscetíveis ao risco de intoxicações alimentares. Bebés pequenos também desidratam muito rapidamente. Por isso e para evitar riscos, nunca ofereça carnes, ovos, peixes e mariscos mal cozidos ou crus.

Isso inclui sushi, ceviche, ovos estrelados ou ovos escalfados com gema a escorrer, maionese caseira, bife tártaro, bife mal passado.

Bebida arroz

Crianças com menos de 5 anos não devem ingerir bebidas de arroz como substituto do leite materno ou fórmula infantil (ou leite de vaca após 1 ano de idade), pois estas bebidas podem conter níveis elevados de arsénio.

Funcho

O funcho, que às vezes é usado na forma de chá ou infusão como tratamento para cólicas infantis e sintomas digestivos, contém estragol, um carcinógeno genotóxico que ocorre naturalmente. Embora a exposição ocasional a produtos de funcho em adultos provavelmente não seja motivo de preocupação, um painel de especialistas da Agência Europeia de Medicamentos concluiu que óleo de funcho e preparações de chá de funcho não são recomendados para crianças menores de 4 anos de idade devido à falta de segurança dos dados

Vegetais e maçã crus

Vegetais e maçã – ambos alimentos duros – representam risco de asfixia elevado e só podem ser oferecidos cozidos. A pera, se não estiver bem madura, também representa risco de engasgo.

Pedaços grandes crus e palitos de cenoura ou cenoura baby continuam a representar risco de asfixia até aos 2 anos.

Nota; Se a maçã e (alguns) vegetais estiverem triturados ou ralados, então podem ser oferecidos crus.

Sementes

Sementes representam risco de asfixia até aos 12 meses.

Triture as sementes e junte-as a papas ou receitas de panquecas ou bolos. Pode também fazer manteiga de sementes (o tahini é um exemplo) e oferecer misturada na comida. As sementes de chia podem também ser hidratas em água. Veja como neste artigo.

Frutos secos

Passas, ameixas secas, damascos, tâmaras e qualquer fruto seco representa risco de engasgo até aos 12 meses. Hidratar sempre e triturar antes de servir.

Uvas e frutos vermelhos

Alimentos redondos e/ou firmes representam risco de engasgo. Uvas, mirtilos, morangos, romãs, amoras, framboesas, cerejas, estão nessa lista.

As uvas inteiras representam risco de engasgo até aos 5 anos de idade.

Tomate cereja ou uva

O mesmo que com a uva, tomates redondos e pequenos representam risco de engasgo até aos 5 anos de idade. Oferecer sempre cortado na vertical em 4 ou mais pedaços.

Pedaços de carne ou queijo

A carne é dura e pedaços de carne com risco de soltar pedaços menores dentro da boca do bebé podem representar risco de engasgo. Ofereça sempre num formato seguro e apropriado para a idade.

Queijo deve ser macio (ex. ricota) ou oferecido em fatias finas como um papel. Cubos de queijo, queijo Babybel e outros queijos do tipo representam risco de engasgo.

Leguminosas, ervilhas, milho inteiros

Todos são grãos redondos/arredondados e que facilmente podem ficar instalados nas vias respiratórias de um bebé.

Até aos 12 meses, cozer bem e amassar com um garfo.

Grãos inteiros cozidos de arroz, cevada

O Centers for Control Disease and Preventions (CDC) coloca os grãos cozidos na lista de alimentos que são risco de engasgo até aos 12 meses. A decisão de amassar ou triturar os grãos é decisão dos pais.

Doces rijos

Rebuçados, gomas, pastilhas elásticas, chupa-chupas, marshmallows e afins todos representam risco de engasgo.

Pipocas

Pipocas aparecem na lista de alimentos que representam risco de engasgo até aos 5 anos. Além das pipocas, pretzels, batatas de pacote, chips de milho e alimentos similares também representam risco nos primeiros 12 meses.

Fontes:
Healthy Children, American Academy of Pediatrics

NHS

CDC – Choking Hazards

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: