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Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é bem conhecida pelo seu papel no combate às constipações, tão típicas durante o outono e inverno. Mas sabia que a vitamina C vai muito além disso e é crucial para a boa saúde e o desenvolvimento dos bebés e crianças?

A vitamina C é fundamental para manter o sistema imunitário forte e ajudar o corpo a resistir a infecções. Mas não é só isso. A vitamina C é essencial para o desenvolvimento e manutenção dos tecidos conjuntivos. Desempenha um papel importante na formação óssea, na cicatrização de feridas e na manutenção de gengivas saudáveis. A vitamina C desempenha um papel importante em várias funções metabólicas, incluindo a ativação da vitamina B, ácido fólico, a conversão do colesterol em ácidos biliares e a conversão do aminoácido triptofano no neurotransmissor serotonina.

Mas uma das funções mais conhecidas da vitamina C, é como todos sabemos, o seu papel no suporte do sistema imunitário do corpo. Como a vitamina C é um antioxidante e vital para manter a saúde geral, ela consegue ajudar a estimular o sistema imunitário do seu filho se ele estiver constipado. 

O corpo em crescimento do bebé não consegue produzir vitamina C por conta própria. Portanto, o melhor é que seu filho coma uma grande variedade de frutas e vegetais coloridos todos os dias. Fontes vegetais, incluindo pimentos, brócolos, kiwi, morangos são as melhores fontes de vitamina C.

Alimentos ricos em vitamina C:

(a lista mais extensa em baixo)

Pimentos vermelhos, 1/4 chávena (23 gramas): 58% da recomendação diária de vitamina C para bebés

Morangos, 1/4 chávena (41 gramas): 48% da recomendação diária de vitamina C para bebés

Kiwi, 1/4 chávena (44 gramas): 82% da recomendação diária de vitamina C para bebés

Tangerinas, 1/4 chávena (49 gramas): 26% da recomendação diária de vitamina C para bebés

Brócolos cozido, 1/4 chávena (24 gramas): 31% da recomendação diária de vitamina C para bebés

Papaia, 1/4 chávena (57 gramas): 70% da recomendação diária de vitamina C para bebés

A deficiência de vitamina C é rara em países desenvolvidos

A deficiência de vitamina C é raramente vista em crianças e adultos em países desenvolvidos, a menos que tenham má absorção intestinal grave ou hábitos alimentares inadequados que evitem fontes de vitamina C.

Aos 6 meses de idade, a maioria dos bebés podem atender às necessidades diárias de vitamina C com uma combinação de alimentos e leite materno ou leite artificial.

Suplementar vitamina C não é adequado para bebés ou crianças, a menos que seja recomendado pelo médico pediatra. Se está preocupada que o seu bebé não está a receber vitamina C suficiente, fale com o médico pediatra do seu filho antes de adicionar qualquer suplemento à sua dieta.

Lista extensa de alimentos ricos em vitamina C:

(por 100 gramas do alimento)

  • Goiaba 228.3mg
  • Malaguetas 143.7mg
  • Salsa 133mg
  • Pimentos vermelhos 127.7mg
  • Couve kale 93.4mg
  • Brócolos 89.2mg
  • Couve de bruxelas 85mg
  • Pimentos verdes 80.4mg
  • Kiwi 74.7mg
  • Papaia 60.9mg
  • Morangos 58.8
  • Laranjas 53.2mg
  • Limão 53mg
  • Couve-flor 48.2mg
  • Ananás 47.8mg
  • Agrião 43mg
  • Ervilhas 40mg
  • Repolho 36.6mg
  • Manga 36.4mg
  • Alho 31.2mg
  • Maracujá roxo 30mg
  • Lima 29.1mg
  • Espinafres 28.1mg
  • Coentros 27mg
  • Tangerinas 26.7mg
  • Framboesas 26.2mg
  • Amora 21mg
  • Turnips 21mg
  • Mandioca 20.6mg
  • Tomates 13.7mg

Fontes: 

National Institute of Health

Cleveland Clinic

S Maggini. S Wenzlaff. D Hornig. Essential role of vitamin C and zinc in child immunity and health. J Int Med Res.. Mar-Apr 2010;38(2):386-414.

United States Department of Agriculture

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