fbpx

Alternativas saudáveis na alimentação do bebé

Uma das maiores dúvidas dos pais que estão a fazer a introdução da alimentação complementar é saber se estão a oferecer os nutrientes necessários aos seus bebés: se os bebés estão a comer variedade suficiente e quantidade suficiente. 

Quando falamos em oferecer os nutrientes necessários, pensamos em frutas, vegetais e produtos de origem animal. Mas a alimentação saudável vai muito para além disso, e podemos tornar as refeições dos bebés e crianças mais nutritivas não só oferecendo uma variedade grande de frutas e vegetais, mas fazendo algumas alterações e adições à dieta deles. Deixamos aqui a lista de alternativas (mais saudáveis) na alimentação dos bebés e crianças:

Às farinhas

A farinha de trigo branca é processada e no processamento ficam apenas as calorias sem qualquer nutriente (as chamadas calorias vazias). Adicionalmente, o trigo é um alimento inflamatório e por isso deve ser consumido com moderação.

Opte, sempre que possível, pela farinha de trigo integral e varie nas farinhas que utiliza, uma vez que diferentes farinhas têm nutrientes diferentes. Algumas são mais fáceis de encontrar que outras. Deixamos uma lista em baixo de algumas farinhas que pode utilizar:

Farinha de espelta (branca e integral)

Farinha de aveia

Farinha de trigo sarraceno

Farinha de mandioca

Farinha de grão-de-bico

Farinha de arroz (branca e integral)

Farinha de frutos secos

Farinha de coco

Algumas farinhas, como a de espelta e aveia, substituem a farinha de trigo na proporção 1:1. A de grão-de-bico é ótima para base de quiches ou para fazer falafel. As outras mudam a textura das receitas de forno e convém que as use misturadas com outras farinhas.

Ao arroz 

O arroz branco, assim como a farinha de trigo branca é processado e por isso não tem nutrientes. O arroz branco também não é bom para bebés e crianças com problemas de obstipação.

Não há problema em oferecer arroz branco, mas é boa ideia não oferecer apenas arroz branco e variar. Há várias opções bem mais nutritivas e cheias de fibras e por isso são ótimas para adicionar à dieta dos bebés seja no segundo prato, seja no pequeno-almoço ou lanche. Deixamos aqui algumas alternativas:


Arroz integral

Arroz negro

Quinoa

Couscous (integral ou de espelta)

Trigo sarraceno

Cevada

Aveia

Bulgur

O arroz branco é uma boa opção para bebés com diarréia ou problemas de estômago.

Às massas

A maior parte da massa que encontramos é feita com farinha de trigo branca. Prefira massas integrais, de espelta, ou massas feitas com leguminosas (que são ricas em proteínas) Hoje em dia existem muitas opções nos mercados.

Ao açúcar

Todos os tipos de açúcar são na verdade açúcar. Engordam, viciam o paladar e causam picos de glicemia. Mas o açúcar branco é refinado e por isso são calorias vazias. 

Como já explicamos neste artigo, evite qualquer tipo de açúcar (incluindo os adicionados) na alimentação dos bebés até aos 2 anos. Depois dos 2 anos, use açúcar de forma moderada e sempre que tiver que usar açúcar prefira alternativas nutritivas e mais saudáveis como:

Açúcar mascavado

Açúcar de coco

Mel

Melado de cana

Xarope de ácer

Xarope de tâmaras

Agave

Tâmaras

Passas

Para bebés até aos 2 anos e com menos de 1 ano, use apenas tâmaras ou passas, sempre com moderação.

Para fazer pasta de tâmaras:

Só precisa deixar as tâmaras ou passas de molho em água quente e quando tiverem amolecidas, triturar com um pouco de água para formar uma pasta (mais ou menos ¼ de chávena de água para cada 1 chávena de tâmaras ou passas). 

Às papas industrializadas

Prefira fazer as papas em casa sempre que possível usando como base um cereal integral como a aveia, o millet, o arroz integral, trigo sarraceno, cevada, e combine com uma ou mais frutas. Pode ainda adicionar leite materno, leite vegetal, chia, linhaça ou manteiga de amêndoas ou outro fruto seco.

Aos purés de fruta

Prefira fruta mesmo (ou papa de fruta para bebés mais pequenos) em vez de sumo de fruta (mesmo os naturais) ou purés de fruta industrializados. Não só é importante o bebé habituar-se a comer frutas para criar bons hábitos alimentares, mas também são precisas quantidades maiores de frutas para fazer sumos e purés. Mesmo sendo naturais contém alta carga glicêmica.

Às fontes de proteína animal

Ofereça feijão, lentilha ou grão mais do que uma vez na semana. Pode adicioná-los às sopa, ou servir como segundo prato para bebé. As leguminosas, quando combinadas com um grão integral como o arroz integral são uma fonte de proteína completa. São ainda cheias de vitaminas, minerais e fibras.

Lembre-se que deve sempre demolhar as leguminosas durante 12 horas, cozê-las muito bem e esmagar com um garfo.

Às frituras

O forno é ótimo para substituir as frituras. Os alimentos ficam crocantes e é muito mais saudável porque usa muito menos gordura e não precisa usar gorduras saturadas. 

Faça batatas fritas, douradinhos, panados de frango ou mesmo pastéis de bacalhau!

Experimente fazer batatas fritas no forno: corte as batatas em palitos iguais e adicione os palitos em água. Seque bem a batata, regue com um pouco de azeite, misture bem e leve ao forno por 20 minutos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: