fbpx

Tenho a ideia que a beterraba é um daqueles vegetais que ou se ama ou se odeia. E eu passei grande parte da minha vida a odiar beterraba. Mas descobri, já depois de ter a minha filha e começar a introdução da alimentação complementar dela, que apenas não sabia comer beterraba. 

Simplesmente não gosto de beterraba crua. Não consigo comê-la aos pedaços crua ou misturada em sumos, mas adoro-a cozida, assim como a minha filha que come beterraba desde os 6 meses seja misturada no húmus, na sopa, ou cozida mesmo, como acompanhamento do segundo prato.

Receita: Húmus de beterraba

Para quem como eu não gosta dela crua, precisa dar uma hipótese à beterraba cozida. Para bebés, é uma forma excelente de introduzir a beterraba durante a fase de diversificação alimentar.

Esta técnica para cozer beterrabas demora algum tempo se não for feita na panela de pressão, mas vale a pena. Com esta técnica de cozimento acabaram-se as mãos e bancadas pintadas de cor-de-rosa. 

Como cozer beterraba

Lavar a casca das beterrabas. 

Adicionar as beterrabas inteiras a uma panela com água suficiente para cobri-las

Numa panela normal: Cozer durante pelo menos 30 minutos (beterrabas pequenas), mas dependendo do tamanho das beterrabas pode ser muito mais. 

Na panela de pressão: Cozer durante 5 a 10 minutos após ganhar pressão.

Para beterrabas pequenas / médias, faça o teste do garfo ao fim de 30 minutos e se o garfo passar sem dificuldade a beterraba está pronta.

Há duas formas de descascar a beterraba:

Com a beterraba ainda quente: pôr a beterraba em água corrente e ir descascando com os dedos. 

Com a beterraba fria: Descascar com os dedos para soltar a casca. Em ambos os casos, a casca tem de sair com muita facilidade. Isso é na verdade um sinal de que a beterraba está cozida.

O bom desta técnica é que é muito mais fácil e mais limpo descascar a beterraba. Depois é só retirar a parte de cima e fatiar a beterraba. Além disso, a beterraba preserva a sua cor e deixa as sopas e húmus com uma cor maravilhosa.

Como oferecer ao bebé

Para bebés pequeninos e que ainda não façam o movimento da pinça com os dedos, corte em tiras da largura de um dedo.

Para bebés que já façam o movimento de pinça, corte em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. Para treinar o uso do garfo, espete um pedaço em um garfo, e deixe-o disponível para o bebé agarrar e levar à boca.

Para bebés e crianças mais velhas, fica deliciosa assim fatiada com um pouco de sal e azeite. Pode fazer para comerem na hora ou fazer a mais e guardar no frigorífico. A beterraba cozida deve ser logo guardada no frigorífico num recipiente com tampa e dura até 3 dias

Picles de beterraba

Para aumentar a durabilidade da beterraba, podemos fazer picles de beterraba. Esta receita é deliciosa, mas como tem açúcar, não pode ser consumida por bebés com menos de 2 anos. Estes picles podem ser comidos como acompanhamento do segundo prato, mas combinam muito bem com saladas, ou carne de vaca e batata.
Prep Time 5 minutes
Cook Time 5 minutes
Course Almoço / Jantar
Cuisine American
Servings 4 pessoas

Utensílios

  • Panela
  • Recipiente de vidro com tampa

Ingredientes
  

  • 2 beterrabas médias
  • 1 cebola roxa
  • 1 chávena água
  • ½ chávena vinagre de maçã
  • ½ chávena açúcar de coco ou outro açúcar à escolha
  • Temperos: folha de louro, grãos de pimenta, alho, grãos de mostarda, pau de canela, dill (opcional)

modo de preparo
 

  • Coza a beterraba como explicado acima e fatiá-la.
  • Fatie a cebola em meias luas.
  • Leve uma panela ao fogo com a água, vinagre e açúcar.  
  • Vá mexendo o líquido até o açúcar esteja completamente dissolvido.
  • Quando o açúcar estiver dissolvido, baixe o fogo para o mínimo e adicionar a cebola. 
  • Deixe a cebola cozinhar por alguns minutos até estar macia. 
  • Verta o líquido com a cebola para um frasco hermético com tampa e esterilizado e adicione a beterraba. O líquido deve cobrir a beterraba e cebola por completo. 
  • Conservar no frigorífico por até 3 a 4 semanas.

Notas

Como conservar os picles de beterraba:
Estes picles de beterraba têm de ser conservados no frigorífico, durante uma ou duas semanas, às vezes um pouco mais (3 a 4 semanas). Mas lembrando que, depois de abrir o frasco, as bactérias entram para dentro do frasco. Portanto, se abrir o frasco de picles de beterraba e ele parecer estragado ou tiver um cheiro estranho, deite-as fora.

Dica: Uma forma de saber sempre há quanto tempo os picles foram feitos é adicionar a data ao frasco com uma caneta permanente ou uma etiqueta.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Discover more from Comida de Bebé

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading