fbpx
ovo_de_linhaça

Como Fazer Ovo de Linhaça

A linhaça é uma das coisas que não pode faltar cá em casa pela sua versatilidade. Uso-a de diversas maneiras: em papas de iogurte, para substituir parte da farinha em bolos, para panar croquetes, salmão no forno ou nuggets ou como substituto de ovos em algumas das minhas receitas. E é relativamente baratas, o que a torna uma ainda melhor opção. 

Além disso a linhaça é cheia de nutrientes! É especialmente importante para ajudar a digestão e regular o intestino por ser uma fonte de fibras fantástica (30 gramas de fibras por cada 100 gramas de sementes de linhaça!).  É também fonte de proteínas – muito importante para quem não come carne – e uma das melhores fontes não animais de ômega-3. A linhaça não tem glúten e tem baixa carga glicêmica, podendo ser usada em dietas Paleo ou Keto. 

O ovo de linhaça – ou ovo vegan – é feito apenas com água e linhaça e por isso é uma alternativa excelente ao ovo em muitas receitas para veganos, vegetarianos ou para quem não pode consumir ovos. 

O ovo de linhaça forma uma espécie de gelatina que ajuda a dar liga às receitas. É importante perceber que não é um substituto perfeito e em algumas receitas não resulta. Mas para croquetes, pataniscas, panquecas, bolachas e alguns bolos e queques (especialmente os bolos que levam 1 ou 2 ovos), funciona muito bem. 

Ingredientes

Prepara 1 ovo de linhaça

1 colher de sopa de linhaça moída

3 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Misturar a linhaça com a água e deixar hidratar durante pelo menos 10 minutos até formar uma consistência de geléia. 

1 ovo de linhaça substitui exatamente 1 ovo de galinha em receitas. Para dois ovos é só duplicar as quantidades.

Substituições

Pode substituir a linhaça por sementes de chia moída.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: