fbpx

Neste artigo damos algumas ideias para introduzir oleaginosas na alimentação do bebé, independentemente da forma como está a fazer a introdução da alimentação complementar.

O amendoim não é uma oleaginosa, mas sim uma leguminosa. No entanto, como ambos são alergénicos alimentares comuns e a forma de introduzi-las é a mesma, falamos de ambos neste artigo. Um estudo inovador de 2015 veio revolucionar a forma como os pediatras e profissionais de saúde recomendam a introdução de alimentos alergénicos. As diretrizes atuais são para a introdução de alimentos que possam causar alergia a partir dos 6 meses e antes dos 12 meses.

Além disso, tanto o amendoim como as oleaginosas inteiras ou em pedaços representam risco de engasgo até aos 4 anos de idade, por isso é necessário ter algum cuidado na introdução e oferta desse alimentos a bebés e crianças.

O que são oleaginosas?

As oleaginosas são basicamente sementes comestíveis e uma fonte fantástica de gorduras boas. Estas são as oleaginosas mais comuns:

Amêndoas

Avelãs

Castanha do Brasil ou do Pará

Castanha de caju

Nozes

Nozes pecan

Macadâmias

Pinhões

Pistachos

Embora os amendoins sejam tecnicamente leguminosas como ervilhas e feijões, eles são geralmente chamados de oleaginosas devido ao seu perfil nutricional e características semelhantes.

Como introduzir as oleaginosas na alimentação do bebé?

O amendoim e as oleaginosas devem ser introduzidas uma a uma, entre os 6 e os 12 meses e apenas nos seguintes formatos:

  1. Em forma de farinha
  2. Ou em forma de manteiga, mas nunca sozinha porque a manteiga pode formar uma massa na boca do bebé e bloquear as vias respiratórias.
introduçao alimentar oleaginosas

Ficam aqui algumas sugestões para introduzir as oleaginosas na alimentação do bebé:

Com iogurte

Misturar um pouco de manteiga de amendoim, amêndoas, castanha de caju ao iogurte natural ou grego. Também pode acrescentar um pouco nas papinhas do bebé.

Comece sempre com uma quantidade mínima para ver se há reacção e evolua gradualmente. Se o seu bebé for alérgico, a reação será tão maior quanto maior for a quantidade.

Com pão

Barre uma quantidade pequena de manteiga de amendoim (ou outra) a uma tira de pão torrada ou a uma panqueca. É apenas uma quantidade muito pequena para não haver risco de engasgo.

Lembre-se que o pão pode representar risco de engasgo até aos 12 meses. para ler mais sobre como oferecer pão, consulte o artigo no nosso Glossário de alimentos.

No preparo de panquecas, muffins ou bolos

Faça as panquecas, muffins ou bolos com farinha de amêndoas ou de outra oleaginosa. Pode usar apenas a farinha ou misturar com outra farinha como farinha de trigo, aveia, espelta.

Se é a primeira vez que introduz, inclua uma quantidade pequena. E lembre-se que tanto o trigo como os ovos são alergénicos comuns também por isso introduza um de cada vez.

https://rcm-eu.amazon-adsystem.com/e/cm?ref=tf_til&t=comidadebebe-21&m=amazon&o=30&p=8&l=as1&IS1=1&asins=B00FMPEJ14&linkId=5a03d3826234864cf80a95fdf4a11fa3&bc1=FFFFFF&lt1=_top&fc1=333333&lc1=0066C0&bg1=FFFFFF&f=ifr

Quais os benefícios de oferecer oleaginosas?

As oleaginosas são uma das melhores fontes vegetais de gorduras boas. Além disso, são fonte de proteína e várias vitaminas e minerais, especialmente vitamine E, magnésio e selénio. As castanhas do Brasil são uma especial fonte de selénio e por isso devem ser dadas com moderação.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: