fbpx

Como substituir os ovos em receitas

Seja por querer oferecer uma dieta vegan ao bebé ou porque o bebé é alérgico a ovo, um pedido que recebemos com muito  frequência é relacionado com ovos e substitutos de ovos em receitas doces e salgadas.

Existem algumas formas de substituir os ovos nas receitas. A ideia é que o alimento substituto não só traga a liga que os ovos dão às receitas, como bolos, pataniscas, panquecas e hambúrgueres ou almôndegas, mas também adicione nutrientes à receita. 

No blog já dedicamos um artigo inteiro ao ovo de linhaça, ou ovo vegan, mas existem outras opções. Deixamos a lista de alimentos em baixo e como usá-los nas receitas.

Substitutos ao ovo em receitas

Ovo de linhaça

O ovo de linhaça é uma opção excelente para quase todas as receitas. A linhaça moída quando misturada à água cria uma gelatina que se assemelha muito ao ovo e que dá liga a várias receitas de forno como bolos e muffins, mas também panquecas, croquetes, pataniscas ou mesmo hambúrgueres (de carne ou vegetarianos).

Em termos nutricionais, a linhaça é um ótimo alimento a adicionar à dieta dos bebés e crianças porque é uma excelente fonte de ômega 3, fibras, ferro e proteína.

Sementes de chia

As sementes de chia, quando submersas em líquido, incham e formam uma espécie de gelatina, muito semelhante ao que acontece com a linhaça. 

Só precisa juntar 1 colher de sopa de sementes de chia e 3 colheres de sopa de água e esperar pelo menos 20 minutos. Depois pode usar essa gelatina para substituir um ovo em receitas de bolos, muffins, pataniscas, croquetes e hambúrgueres.

Tofu


O tofu suave substitui o ovo em receitas de bolos e muffins. Só precisa bater o tofu num liquidificador ou com uma varinha mágica e usar ¼ chávena por cada ovo da receita. E o tofu é uma fonte vegetal excelente de proteína (8 gramas de proteína por cada 100 gramas de tofu), tornando-se um ótimo substituto para o ovo em termos nutricionais (o ovo tem 13 gramas de proteína em 100 gramas). 

O tofu suave também é uma excelente opção para fazer recheio de quiches, tartes (doces e salgadas) e maionese vegan. 

O tofu firme permite substituir o ovo para fazer ovos mexidos vegan e omeletes.

Ver receita de tofu à brás.

Iogurte sem açúcar

O iogurte é também um ótimo substituto para o ovo em receitas de bolos, muffins e brownies. Pode usar um iogurte natural, grego ou um iogurte vegan. 

Para substituir o ovo em receitas de forno, use 1/4 chávena de iogurte natural sem açúcar por cada ovo.

Purés de frutas e vegetais

Banana amassada, puré de maçã (applesauce), puré de abóbora ou puré de cenoura podem substituir ovos em receitas de panquecas, muffins, bolos. Só tem de substituir cada ovo por 1/4 de chávena de puré da fruta ou vegetal à escolha, ou de uma combinação deles.

A abóbora ou cenoura podem até substituir o ovo no hambúrguer, almôndegas ou rolos de salsicha caseiros. 

Farinha de grão de bico

Descobri a farinha de grão-de-bico no livro do Cocoon Cooks porque eles usam-na para fazer uma receita vegan de vegetais à brás deliciosa.

E como tinha farinha de grão-de-bico em casa (até aqui só a usava na receita de falafel ou na base de quiches) continuei a testá-la em outras receitas.

A farinha de grão de bico é surpreendente porque quando misturada com água dá um substituto do ovo excelente para fazer omeletes ou frittatas vegan. 

Junte 3 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico com 3 colheres de sopa de água e tempere a gosto.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: