fbpx

Como usar o leite materno

Por Inês Santos, enfermeira especialista em neonatologia e IBCLC

O leite humano é um fluido vivo. Como tal, a forma como é manuseado, a temperatura a que é guardado e os recipientes onde o colocamos interferem com a estabilidade dos seus constituintes. Os bebés de termo podem consumir leite à temperatura corporal (37°C. ), temperatura ambiente (20-22°C. ) ou mesmo frio. Mas será que podemos aquecê-lo?

Quando o leite é exposto a temperaturas demasiado altas a absorção de gordura do leite pode diminuir em 1/3. Isto é importante porque a gordura do leite constitui cerca de metade das suas calorias. Quando a temperatura é superior a 40°C. (temperatura da água tépida), as propriedades imunológicas e nutricionais do leite começam a decrescer.

É por esta mesma razão que o leite doado e pasteurizado (aquecido a 62°C por 30 minutos) que se dá aos bebés nas UCINs nunca é tão bom como o leite materno/paterno, pois os seus componentes imunológicos e anti-inflamatórios (como a lactoferrina, Imunoglobulina A, lisozima) ficam substancialmente reduzidos e os glóbulos brancos e bactérias probióticas são destruídos.

As enzimas que constituem o leite materno, como a amilase e a lípase vêem também a sua acção diminuída quando o leite é aquecido a temperaturas entre os 40°C e os 55°C.

Por outro lado, o período de tempo a que o leite esteve sujeito a temperaturas altas também é importante. Quanto menos exposto ao calor melhor.

Por todas estas razões, o leite humano nunca deve ser aquecido no micro-ondas, fogão ou em água muito quente, mas sim até atingir a temperatura corporal (37°C), de forma a diminuir o menos possível as suas propriedades.

Mas então, como poderei utilizar o meu leite extraído?

Oferecido ao bebé no biberão:

Colocando o recipiente que contém o leite frio dentro de outro recipiente com água morna, se o quiserem quente. O recipiente de leite deve ser agitado para que as partículas de gordura se misturem e para que o leite fique a uma temperatura uniforme. Experimentar sempre uma gota de leite antes de ser oferecido ao bebé – deve estar a uma temperatura tépida.

Em gelados:

Retire o leite e congele diretamente em formas de gelados. Gelados de leite materno são óptimo para a altura de erupção dos dentes.

Incluido em receitas:

Mas posso incluir o leite nas sopas e papas do meu bebé? Sim! O facto de aquecermos o leite não altera o seu valor calórico – que é sempre melhor para um bebé do que água ou leite vegetal por exemplo. Por isso, use e abuse do leite materno que tem para preparar papas, sopas, batidos, entre outras ideias:

Purés de fruta – Bater a fruta e adicionar o leite

Papas de cereais – Aveia cozida em água e depois triturada com leite materno e fruta.

Puré de tubérculos – Cozer a batata, mandioca, inhame ou batata-doce, amassar e adicionar o leite materno para fazer o puré.

Panquecas, bolos e muffins – Pode substituir qualquer líquido de uma receita de panquecas, bolos ou muffins pelo seu leite.

Todas as receitas do comidadebebe.pt podem ser feitas com leite no lugar do líquido (água, leite vegetal, leite de vaca) para o seu bebé.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: