O pequeno-almoço do bebé e criança pequena é provavelmente a refeição que os pais tem mais dificuldade em variar. Falta de tempo ou falta de imaginação são as principais razões.
Juntando a isso, a neofobia alimentar (a predisposição para rejeitar alimentos novos) é uma fase normal de desenvolvimento do bebé. E torna-se muito importante variar o que oferecemos às refeições (em sabor, cor, textura). Mas não precisamos fazer receitas novas e diferentes em todo o pequeno-almoço do bebé. Muitas vezes só precisamos variar a forma como oferecemos o mesmo alimento.
Algumas dicas para conseguir variar o pequeno-almoço do bebé
✔️ Se for possível planeie os pequenos-almoços: por exemplo segunda, quarta e sexta é pão, terças e quintas papas, sábado iogurte e domingo panquecas.
✔️ Outra forma é manter a base e variar os ingredientes: Papa todos os dias, então varie os cereais e/ou as frutas. Importante não só para o paladar do bebé mas por questões nutricionais também!
✔️ Se for mais fácil dar pão porque é mais rápido (e não há nada errado com isso), tente variar a forma como a apresenta: segundas e sextas com queijo fatiado, quarta com queijo fresco, terça com manteiga de amendoim e banana, quinta com abacate e ovo.
A mesma base, três pequenos- almoços diferentes:

Todos os pequenos-almoços da foto têm uma fonte de hidratos de carbono, uma fonte de proteina, uma fruta e uma gordura. Todos têm pão, mas são pequenos-almoços completamente diferentes tanto no aspecto como no perfil nutricional, o que é ótimo para bebés e crianças:
- Pão de farinha de banana barrado com abacate e ovo mexido. Acompanhado com kiwi.
- Pão de farinha de banana com manteiga de amendoim e fatias de banana. Acompanha ovo cozido.
- Pão de aveia com ricota. Acompanha laranja.
Se oferecer pão, leia sempre os rótulos e prefira pães com listas de ingredientes pequenas (idealmente farinha, água e sal). Todos os pães das fotos são da Pachamama (versão de banana e canela e aveia) e são pães ótimos para bebés e crianças por terem apenas ingredientes do bem!
Bebés no início da introdução alimentar
Lembrando que bebés no início da introdução da alimentação complementar provavelmente não vão querer pequeno-almoço e vão preferir leite (materno ou artificial). Como têm estômago pequeno, não têm espaço para outros alimentos. Se o bebé estiver bem disposto sente-o na cadeira e ofereça fruta.
O pão também não é um alimento necessário no primeiro ano de vida, mas se quiser oferecer assim que o bebé fizer a pinça fina, pode oferecer em pedaços pequenos para o bebé agarrar. Antes disso pedaços de largos de crosta de pão (miolo forma uma massa na boca).
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.