fbpx

Como variar o pequeno-almoço

A neofobia alimentar (a predisposição para rejeitar alimentos novos) é uma fase normal de desenvolvimento. E por isso é importante variar o que oferecemos às refeições (em sabor, cor, textura). Mas não precisamos fazer receitas novas e diferentes todas as vezes. Muitas vezes só precisamos variar a forma como oferecemos o mesmo alimento.

O pequeno-almoço é provavelmente a refeição que os pais tem mais dificuldade em variar a alimentação do bebé. Falta de tempo ou falta de imaginação são as principais razões. Algumas dicas para conseguir variar o pequeno-almoço:

✔️ Se for possível planeie os pequenos-almoços: por exemplo segunda, quarta e sexta é pão, terças e quintas papas, sábado iogurte e domingo panquecas.

✔️ Outra forma é manter a base e variar os ingredientes: Papa todos os dias, então varie os cereais e/ou as frutas. Importante não só para o paladar do bebé mas por questões nutricionais também!

✔️ Se for mais fácil dar pão porque é mais rápido (e não há nada errado com isso), tente variar a forma como a apresenta: segundas e sextas com queijo fatiado, quarta com queijo fresco, terça com manteiga de amendoim e banana, quinta com abacate e ovo.

Se oferecer pão, leia sempre os rótulos e prefira pães com listas de ingredientes pequenas (idealmente farinha, água e sal). Todos os pães das fotos são da Pachamama (versão de banana e canela e aveia) e são pães ótimos para bebés e crianças por terem apenas ingredientes do bem ❤️!

Bebés no início da introdução alimentar

Lembrando que bebés no início da introdução da alimentação complementar provavelmente não vão querer pequeno-almoço e vão preferir leite (materno ou artificial). Como têm estômago pequeno, não têm espaço para outros alimentos. Se o bebé estiver bem disposto sente-o na cadeira e ofereça fruta.

O pão também não é um alimento necessário no primeiro ano de vida, mas se quiser oferecer assim que o bebé fizer a pinça fina, pode oferecer em pedaços pequenos para o bebé agarrar. Antes disso pedaços de largos de crosta de pão (miolo forma uma massa na boca).

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: