Nesta semana mundial de aleitamento materno vamos falar sobre um tema muito importante: a relação entre o leite materno e o ferro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno exclusivo é a nutrição ideal para bebês e é suficiente para apoiar o crescimento ideal nos primeiros seis meses de vida.
Até aqui não há dúvidas. Ou não devia haver.
Infelizmente, ainda existe a ideia de que por o leite materno ser pobre em ferro, a/o bebé precisa de alimentação complementar antes 6 meses, ou que se precisa restringir a oferta de leite depois dos 6 meses.
Então vamos lá a alguns fatos (se têm uma amiga grávida ou com bebés com menos de 6 meses partilhem com elas):
- O leite materno é de facto pobre em ferro

- O bebé nasce com uma reserva de ferro que dura mais ou menos até aos 4-6 meses. Por isso, não é o leite materno que vai dar o ferro que o bebé precisa, nem é suposto!
- De acordo com a OMS, bebés com peso normal ao nascer, cujas mães apresentavam bom estado de ferro durante a gravidez, normalmente têm reservas de ferro adequadas e, portanto, o risco de deficiência de ferro antes dos seis meses é baixo.
- A suplementação de ferro em bebés não é consensual entre países. Alguns países recomendam suplementar os todos os bebés, outros não. Em Portugal não há recomendação de suplementação generalizada e sim caso a caso.
- Em alguns casos o bebé pode precisar de ferro antes dos 6 meses. Se esse for o caso da/o sua/seu bebé, não é através da alimentação complementar que ela/e vai obter o ferro que precisa, mas sim através de suplementação. A suplementação de ferro que só pode ser prescrita pela/o profissional de saúde que acompanha a/o.
- Por volta dos 6 meses de idade, as necessidades de ferro da maioria dos bebés podem ser atendidas através da introdução de alimentos ricos em ferro desde o primeiro dia! (Sim, aqui está incluída a carne de vaca).
- O leite materno continua em LIVRE DEMANDA depois da introdução da alimentação complementar. Isto porque o leite materno não interfere com a absorção de ferro! Leu bem! Apesar de ter cálcio, o leite materno não interfere com a absorção de ferro. O mesmo não é verdade para o leite artificial e do leite de vaca.
Isto é muito importante! Não é preciso esperar para dar mama. Pode dar de mamar antes, durante e depois das refeições. Também não é preciso reduzir o número de maminhas por dia por causa da absorção do ferro. Livre demanda é mesmo livre.
- Por fim, como o leite materno é pobre em ferro, é fundamental que a partir dos 6 meses as refeições principais sejam ricas em alimentos com ferro e que o leite materno não substitua de uma forma recorrente as refeições principais (não estão incluídas aqui situações de doença, dentes)
Óbvio, que no início é expectável que muitos bebés não comam muito às refeições, e prefiram a maminha, mas não é suposto isso acontecer aos 9 meses.
Sobre o ferro:
O ferro é um mineral que o corpo necessita para crescimento e desenvolvimento. O nosso corpo usa o ferro para produzir hemoglobina, uma proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo, e mioglobina, uma proteína que fornece oxigênio aos músculos. O nosso corpo também precisa de ferro para produzir algumas hormonas.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.