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O meu bebé pode beber leite vegetal?

Embora o leite de vaca seja um alimento muito importante para crianças e bebés a partir de 1 ano, cada vez mais os pais, seja por razões médicas (alergia ou intolerância à lactose), seja por razões pessoais (família vegan ou que não consome leite de vaca) procuram alternativas vegetais ao leite de vaca.

As boas notícias são que atualmente existem boas alternativas vegetais, mas depende da idade do bebé e do tipo de leite. Explicamos tudo em baixo.

Para bebés até aos 12 meses

Segundo recomendação da DGS, OMS e Academia Americana de Pediatria (AAP)1, os bebés devem ser exclusivamente amamentados (em livre demanda) ou com leite artificial até aos 6 meses. Mas o leite materno ou leite artificial continua a ser a principal fonte de alimento do bebé até aos 12 meses de vida, mesmo depois da introdução dos alimentos sólidos.

Leites vegetais nunca devem substituir o leite materno ou o leite artificial antes dos 12 meses. Isto porque o leite materno (ou leite artificial) é fonte de gordura, cálcio e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebé e nenhum leite vegetal consegue substituir o leite materno e atender às necessidades nutricionais do bebé no primeiro ano de vida.

Embora até aos 12 meses o ideal é usar sempre o seu leite no preparo de papas, pode sim adicionar um pouco de leite vegetal nas papas, para dar consistência e sabor, mas nunca como substituto do leite materno ou leite artificial.

Se for usar leite de soja, não se esqueça que a soja é um dos alimentos da lista de alimentos que pode causar alergia, então é muito importante oferecer da forma correcta. Veja mais sobre alimentos que podem causar alergia ao bebé neste artigo.

E depois dos 12 meses?

A partir dos 12 meses já é possível fazer a transição para um leite vegetal sem nunca oferecer leite de vaca ao bebé. 

Há várias opções de leites vegetais no mercado: leite de aveia, leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz, de espelta, leite de soja entre outros. Ao escolher o leite vegetal, precisa ter em consideração o conteúdo nutricional das várias alternativas vegetais antes de optar por uma. 

O leite de vaca é uma fonte muito importante de cálcio, proteína e vitamina D. E o único leite vegetal tem um perfil nutricional semelhante ao do leite de vaca é o leite de soja. Mas não é qualquer leite de soja. Tem de ser um leite de soja fortificado e sem açúcar. Os bebés também precisam de gordura nas suas dietas para o desenvolvimento do cérebro e crescimento adequado, por isso não escolha um leite magro ou meio-gordo. A tabela abaixo da Academia Americana de Pediatria2, compara o perfil nutricional dos diferentes leites:

Fonte: Healthy Childern, AAP

Olhando para a tabela, o leite de soja é o único que se assemelha ao leite de vaca em termos de proteína, vitamina D e cálcio. O leite de soja da tabela é fortificado e assim como todos os outros leites, é industrializado. Os leites feitos em casa não têm o mesmo perfil nutricional.

Como nem todos os leites de soja são iguais, é fundamental, por isso, ler os rótulos dos leites de soja e olhar para as quantidades de cálcio, proteína e vitamina D. Certifique-se também que o leite não tem açúcar.

Fontes:

1 Organização Mundial da Saúde, Direção Geral da Saúde, American Academy of Pediatrics, Michael S Kramer. Ritsuko Kakuma. Optimal duration of exclusive breastfeeding. August 2012.

2 Healthy Children da AAP

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