Quem já usou bebegel num bebé e criança sabe que não é agradável nem para eles nem para nós. Uma forma de previnir a obstipação é através dos alimentos.
As fibras são um componente dos hidratos de carbono que não são digeridas. São encontradas em alimentos como frutas, vegetais, cereais, arroz integral, leguminosas, sementes, frutos secos e pães integrais.
As fibras não só aliviam como previnem a obstipação, promovem a frequência regular dos movimentos intestinais, amolecem as fezes e diminuem o tempo que a comida leva para percorrer os intestinos. Uma dieta que inclua boas fontes de fibra pode ajudar a prevenir a obstipação. Esses alimentos também são boas fontes de nutrientes e vitaminas que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, certos tipos de cancro e obesidade em idade adulta.
Mas vai para além do sistema digestivo:
Uma vez que as preferências alimentares e os hábitos alimentares podem ser estabelecidos nos primeiros anos, e como os alimentos ricos em fibras contêm outros nutrientes, é importante incluir alimentos ricos em fibras na dieta diária das crianças. A recomendação é para que crianças a partir dos 2 anos consumam 5g + a idade em fibras (criança de 2 anos deve consumir 7g) por dia e, segundo um estudo americano, a maior parte das crianças consome fibras a menos.
A melhor forma de incluir fibras na alimentação de bebés e crianças é através dos alimentos. Os alimentos mais ricos em fibras são:
Ervilhas secas, cozidas
Lentilhas, cozidas
Ameixa seca
Feijão preto, cozido
Sementes de chia
Ervilhas, cozidas
Framboesas
Amoras
Linhaça, sementes
Massa integral
Cevada
Pêra
Brócolos cozidos
Nabiças, cozidas
Quinoa cozida
Aveia, cozida
Maçã com casca
Abacate
Couve de bruxelas cozida
Batata com casca
Milho cozido
Pipocas
Arroz integral
Amêndoas
Sésamo, sementes
Banana
Laranja
Morangos
Pistachos
Sementes de girassol
Amendoim
Couve-flor
Lembrando que uma dieta rica em fibras precisa de água também! Porque fibras a mais sem água podem levar à obstipação. Sinais de obstipação incluem:
Uma forma de garantir que a dieta do bebé e da criança é rica em fibras é oferecer pratos cheios de cor. O prato do bebé deve ter: hidratos de carbono, leguminosas, legumes, verduras e proteína animal (caso o bebé coma). Depois só precisa garantir que varia muito na oferta e na cor dos alimentos.
Os hidratos de carbono também podem ser fonte de fibras: não ofereça só arroz branco ou massa branca. Alterne o arroz branco com arroz integral, arroz basmati. Alterne a massa de trigo branco com massa de trigo integral, massa de espelta ou massa de leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijão). Já existem muitas opções tanto em mercados biológicos como convencionais.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.