No artigo de hoje falamos sobre usar vinho, ou outra bebida alcoólica para preparar a comida do bebé. Continue a ler para saber se pode ou não cozinhar com vinho.
Se já pensou em fazer uma receita que leva vinho, ou outra bebida alcoólica, já deve ter ouvido também que não precisa se preocupar porque o álcool evapora na totalidade. Mas será mesmo verdade?
O álcool evapora quando cozinhado?
Ao cozinhar com uma bebida alcoólica, a perda de etanol em relação à perda de água determina a concentração final de etanol no alimento ou receita.
Ao contrário do que se pensa, o álcool não evapora na totalidade. Um estudo de investigadores do USDA analisou várias receitas (muito consumidos na altura) e os resultados foram surpreendentes! Os resultados mostraram que no final do cozimento há sempre algum álcool residual, e que numa das receitas, mais de80% do álcool permanecia depois do cozimento!

Enquanto o estufado com vinho, que cozinhou durante duas horas e meia, reteve apenas 4 a 6% do álcool no final do cozimento, no frango com laranja, que cozinhou apenas dez minutos, até 60% do álcool permaneceu no final.
O valor desse álcool residual vai depender de vários fatores:
- Tempo de cozimento
- Forma de cozinhar
- Tamanho da panela
- Se a comida é feita em panela com ou sem tampa
- Ingredientes escolhidos
Que alternativas que posso usar?
O vinho ou a cerveja dão muito sabor à comida, e são ingredientes importantes em algumas receitas. Mas não se preocupe! Não poder cozinhar a comida do bebé com bebidas alcoólicas não significa ter de fazer algo totalmente diferente para a família.
Experimente substituir o vinho por um sumo de maçã que seja 100% maçã ou por vinho sem álcool. A cerveja pode ser substituída também por sumo de maçã ou por cerveja sem álcool.
Outros sumos podem funcionar, mas depende do alimento: o sumo de ananás resulta muito bem com carne de porco ou carne de vaca (especialmente quando usamos temperos mexicanos); já o sumo de laranja combina muito bem com o pato.
Fontes:
Augustin, J; Augustin, E; Cutrufelli, RL; Hagen, SR; Teitzel, C. Alcohol retention in food preparation. J. Am. Diet. Assoc. 1992, Apr;92(4):486-8.
Eleese Cunningham, Wendy Marcason, Does the Alcohol Used in Cooking Burn Off Completely?, Journal of the American Dietetic Association, Volume 102, Issue 4, 2002, Page 536, ISSN 0002-8223.
Ryapushkina, Julia & Skovenborg, Erik & Astrup, Arne & Risbo, Jens & Bech, Lene & Jensen, Morten & Snitkjaer, Pia. (2016). Cooking with beer: How much alcohol is left?. International Journal of Gastronomy and Food Science. 5. 10.1016/j.ijgfs.2016.09.001.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.