Grande parte de nós, mesmo que queira, não consegue fazer baby-led weaning (BLW) em exclusivo. Isto porque temos que, em algum momento da introdução alimentar da/o bebé, vai ter de a/o deixar com um cuidador (creche, ama, avós) que não dá comida em pedaços.
Em outras situações, os pais acham que não podem fazer BLW porque o bebé começou a diversificação alimentar com papas e sopas.
O problema de colocarmos a introdução alimentar em caixinhas, é que quando nos colocam numa caixa depois fica difícil sair dela. Se comecei ou faço introdução alimentar tradicional então não posso fazer BLW ou se faço BLW não posso dar sopa ou uma papa.
Desde que comecei o site que tentei falar da introdução alimentar como um conceito global, sem colocar rótulos para tentar simplificar um pouco isto.
Mas é importante entender que começar a introdução alimentar com papas e sopas, ou ter de introduzir as sopas não tem de limitar a diversificação alimentar apenas a sopas e papas. Porque o importante é olhar para o bebé e o seu desenvolvimento. E isto é independente do método de introdução alimentar.
E se na creche só dão comida triturada, então nós em casa podemos (e devemos) expor o bebé a texturas diferentes.
E por texturas diferentes eu quero dizer:
- Purés feitos sem água
- Purés com grumos
- Comida amassada
- Carne desfiada e picada
- Comida macia em pedaços (as chamadas “finger foods”)

O que temos que ter em consideração na introdução alimentar do bebé, independente do método:
- Respeitar os sinais de fome e saciedade do bebé
- Deixar o bebé explorar a comida, tocar nos alimentos, comer sozinho (se não for possível sempre então sempre que possível)
- Respeitar o desenvolvimento do bebé. Há evidência de uma janela crítica para a mastigação que vai até aos 9. O bebé precisa ser exposto a texturas diferentes da textura líquida / semi-líquida da sopa.
- Comer com o bebé sempre que possível porque o bebé aprende por observação também
- Assim que possível, incluir o bebé nas refeições da família. É isso eu possível desde os 6 meses.
Como aparece no Guia de introdução alimentar do Ministério da Saúde do Canadá: “É importante que os pais e cuidadores evoluam rapidamente para alimentos com textura irregular. O atraso na introdução de texturas grumosas para além dos 9 meses de idade está associado a dificuldades de alimentação em crianças mais velhas e a uma menor ingestão de alimentos nutritivos, como vegetais e frutas (Coulthard, Harris & Emmett, 2009)”.
Mas e se o bebé não aceita a comida em pedaços ou com textura? Cospe, tem ânsia de vómito, ou mesmo vomita quando lhe dão comida em pedaços?
É normal o bebé ter ânsia de vómito. O reflexo de gag está mais à frente na língua nos bebés e por isso acontece com mais facilidade e com mais frequência do que com adultos. Por isso, a exposição é fundamental para que deixe de acontecer e quanto mais tarde o bebé for exposto a texturas, mais difícil é a introdução de alimentos em pedaços.
No entanto, se o bebé vomita sempre, então talvez uma avaliação com uma terapeuta da fala seja o caminho.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Olá! Post informativo mas permita-me a correcção 🙂 dar sopas e papas também pode ser BLW desde que seja o bebé a gerir a sua saciedade ( a se alimentar) e como o nome diz a fazer o seu próprio desmame 😉
Blw nao significa comida em pedaços=)
Aqui fazemos BLW exclusivo, mesmo quando a avó cozinha. O bebé come só, papas, sopas ou finger food…;)
Olá Joana! Não há mal nenhum com a sopa e se fizer parte da rotina da família tudo bem, mas se todas as refeições do bebé forem só sopa, mesmo que ele coma sozinho não é BLW (alimentos triturados, sempre misturados, consistência sempre a mesma). Esse é o problema da introdução convencional 🙂