fbpx

O bebé faz 6 meses, temos a consulta de introdução alimentar, começamos por oferecer o almoço, depois o lanche. Mas e o jantar? Quando introduzir o jantar na alimentação do bebé? Surgem sempre tantas dúvidas que parece que nunca esclarecem os pais sobre a introdução do jantar.

Isto é porque não há uma altura exata para adicionar o jantar e vai depender mais do bebé, do que qualquer outra coisa.

O que a OMS recomenda:

6 a 8 meses: o bebé deve comer alimentos complementares (ao leite) 2 a 3 vezes ao dia (pode ser pequeno-almoço e almoço; almoço e lanche; almoço, jantar e lanche por exemplo)

9 a 11 meses: Aumentar o número de refeições para 3 a 4.

Para alguns bebés o jantar já consegue ser introduzido aos 7-8 meses, para outros será possivelmente um pouco mais tarde.

Aos 12 meses, o bebé já deve estar a comer todas as refeições com a família, incluíndo o jantar.


O que é que é muito importante quando começar a oferecer o jantar ao bebé

Oferecer sempre fontes de ferro às refeições principais (jantar incluído)

Nunca introduzir alimentos alergénicos nas primeiras vezes ao jantar. Isto porque as reações alérgicas costumam ocorrer nas 2 horas seguintes e por isso não devemos introduzir nenhum alergénico próximo do bebé ir dormir.

Além disso, a recomendação é para sempre respeitar os sinais de fome e saciedade do bebé.

E lembre-se, um bebé cansado não vai aceitar comer por isso se já vos foi sugerido introduzir o jantar pelo profissional de saúde que segue o bebé, e o bebé está a rejeitar o jantar, experimentem tentar oferecer o jantar mais cedo.

Ideias de jantar para bebés antes dos 12 meses

Sopa de ervilhas, batata e frango

Papa de feijão, abóbora e carne picada

Puré de abóbora e batata-doce, peru desfiado com molho de tomate e vegetais, brócolos amassados.

Bolonhesa de lentilhas, massa e laranja


Nota: Toda a informação disponibilizada aqui é baseada nos guias e sugestões de órgãos de saúde. Não substitui consulta com o profissional de saúde que segue o bebé, seja pediatra, médico de família ou nutricionista.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Discover more from Comida de Bebé

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading