Se está ou vai começar a fazer a introdução da alimentação complementar do seu bebé, seguramente já deve ter ouvido falar em sinais de prontidão. Sabe o que é?
O comidadebebe.pt tem um curso de introdução totalmente prático para apoiar quem vai começar ou começou recentemente a introdução alimentar. É totalmente online e pode fazer ao seu ritmo. O dia-a-dia da nossa introdução alimentar, com alimentos novos introduzidos, planeamento de refeições, receitas, vídeos de cortes de alimentos e muitos vídeos do bebé a comer para se sentir confiante na vossa jornada.
A recomendação atual1 é que os bebés saudáveis e nascidos a termo comecem a comer alimentos sólidos (a introdução da alimentação complementar ou diversificação alimentar) por volta dos 6 meses de idade.
Esta é a nova recomendação porque é por volta desta idade que o bebé começa a mostrar sinais que indicam que está pronto para comer. Esses sinais surgem em média por volta dos 6 meses. Isto significa que alguns bebés vão mostrar sinais um pouco antes, outros um pouco depois.
É nesta fase também que o sistema digestivo (especialmente o intestino) está prontos para receber outros alimentos sólidos (além do leite materno ou fórmula).
E é por isso que esperamos até cerca dos 6 meses para iniciar a introdução da alimentação complementar. Estes são os sinais de prontidão:
- Sentar: O bebé consegue sentar-se com mínimo apoio (segundo o CDC “senta sozinho ou com apoio”)
- Segurar o pescoço: O bebé consegue segurar o pescoço (a cabeça não cai para a frente)
- Coordenação: O bebé tem uma boa coordenação olhos-mãos-boca. Significa que ele vê um objecto, consegue agarrá-lo com a mão e levá-lo à boca
- Interesse: O bebé mostra interesse pelo alimento dos adultos
- Reflexo de protusão: O reflexo de protrusão da língua diminuído
O que não são sinais de prontidão:
- A mãe regressar ao trabalho antes dos 6 meses
- A mãe não ter leite “suficiente”
- O bebé acordar muitas vezes durante a noite
Se lhe foi recomendado começar a diversificação alimentar do seu bebé antes dos 6 meses fale com um profissional de saúde da sua confiança.
Uma nota sobre o reflexo de protrusão da língua: este é o reflexo de pôr a língua para fora e é o que ajuda os bebés a mamarem. Repare no seu bebé a amamentar e veja o movimento da língua. Este reflexo faz com que os bebés muitas vezes cuspam a comida no início da introdução da alimentação complementar (não é o facto de não gostarem).
Notas:
1 DGS, WHO, American Association of Pediatrics, Health Canada.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Trackbacks/Pingbacks