fbpx

Como cozer beterraba

Tenho a ideia que a beterraba é um daqueles vegetais que ou se ama ou se odeia. E eu passei grande parte da minha vida a odiar beterraba. Mas descobri, já depois de ter a minha filha e começar a introdução da alimentação complementar dela, que apenas não sabia comer beterraba. 

Simplesmente não gosto de beterraba crua. Não consigo comê-la aos pedaços crua ou misturada em sumos, mas adoro-a cozida, assim como a minha filha que come beterraba desde os 6 meses seja misturada no húmus, na sopa, ou pura mesmo, como acompanhamento do segundo prato.

Receita: Húmus de beterraba

Para quem como eu não gosta de beterraba crua, precisa dar uma hipótese à beterraba cozida. Para bebés, é uma forma excelente de introduzir a beterraba durante a fase de diversificação alimentar.

Esta técnica para cozer beterraba demora algum tempo se não for feita na panela de pressão, mas vale a pena. Com esta técnica de cozimento acabaram-se as mãos e bancadas pintadas de cor-de-rosa. 

Como cozer beterraba

Lavar a casca das beterrabas. 

Adicionar as beterrabas inteiras a uma panela com água suficiente para cobri-las

Numa panela normal: Cozer durante pelo menos 30 minutos (beterrabas pequenas), mas dependendo do tamanho da beterraba pode ser muito mais. 

Na panela de pressão: Cozer durante 5 a 10 minutos após ganhar pressão.

Para beterrabas pequenas / médias, fazer o teste do garfo ao fim de 30 minutos e se o garfo passar sem dificuldade a beterraba está pronta.

Há duas formas de descascar a beterraba:

Com a beterraba ainda quente: pôr a beterraba em água corrente e ir descascando com os dedos. 

Com a beterraba fria: Descascar com os dedos para soltar a casca. Em ambos os casos, a casca tem de sair com muita facilidade. 

O bom desta técnica é que é muito mais fácil e mais limpo descascar a beterraba. Depois é só retirar a parte de cima e fatiar a beterraba. 

Como oferecer a beterraba cozida

Para bebés pequeninos e que ainda não façam o movimento da pinça com os dedos, cortar em tiras da largura de um dedo.

Para bebés que já façam o movimento de pinça ou já consigam usar o garfo, cortar em pedaços pequenos. 

Esta beterraba fica deliciosa assim fatiada com um pouco de sal e azeite. Pode fazer para comerem na hora ou fazer a mais e guardar no frigorífico. A beterraba cozida deve ser logo guardada no frigorífico num recipiente hermético e dura até 3 dias. 

Receita de picles de beterraba

Para aumentar a durabilidade da beterraba, podemos fazer picles de beterraba. Esta receita é deliciosa, mas como tem açúcar, apesar de ser de coco, não pode ser consumida por bebés com menos de 2 anos. 

Estes picles podem ser comidos como acompanhamento do segundo prato, mas combinam muito bem com saladas, especialmente saladas mais nutritivas, ou carne de vaca e batata.

Ingredientes

2 beterrabas médias

1 cebola roxa

1 chávena de água

½ chávena de vinagre de maçã

½ chávena de açúcar de coco (mas pode ser qualquer um)

Temperos à escolha: folha de louro, grãos de pimenta, alho, grãos de mostarda, pau de canela, dill (opcional)

Modo de preparo

Cozer a beterraba como explicado acima e fatiá-la.

Fatiar a cebola em meias luas.

Levar uma panela ao fogo com a água, vinagre e açúcar.  

Ir mexendo o líquido até o açúcar estar completamente dissolvido.

Quando o açúcar estiver dissolvido, baixar o fogo para o mínimo e adicionar a cebola. 

Deixar a cebola cozinhar por alguns minutos até estar macia. 

Verter o líquido com a cebola para um frasco hermético com tampa e esterilizado e adicionar a beterraba. O líquido deve cobrir a beterraba e cebola por completo. 

Conservar no frigorífico.

Como conservar os picles de beterraba

Estes picles de beterraba têm de ser conservados no frigorífico, durante uma ou duas semanas, às vezes um pouco mais (3 a 4 semanas). Mas lembrando que, depois de abrir o frasco, as bactérias entram para dentro do frasco. Portanto, se abrir o frasco de picles de beterraba e ele parecer estragado ou tiver um cheiro estranho, deite-as fora.

Dica: Uma forma de saber sempre há quanto tempo os picles foram feitos é adicionar a data ao frasco com uma caneta permanente ou uma etiqueta.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: