Esta é uma das dúvidas mais comuns entre as mães e os pais antes de começar a introdução alimentar: afinal qual o melhor ou melhores alimentos para iniciar a diversificação alimentar?
Se está ou vai começar a introdução alimentar e sente-se perdida/o, o curso prático de introdução alimentar do comidadebebe.pt pode ajudá-la! Estou a documentar o dia-a-dia da introdução alimentar do meu filho, com planeamento de refeições semanais, alimentos novos a serem introduzidos, receitas, cortes de alimentos, fórum para dúvidas, grupo de WhatsApp e muito conteúdo de suporte em vídeo. Um curso 100% para fazer ao seu tempo. Um modelo de subscrição mensal sem fidelização!
A verdade é que não existe uma resposta certa – ou pelo menos uma resposta única – para esta pergunta. Isto porque o bebé pode começar com (quase) qualquer fruta, vegetal, proteína animal, leguminosa.
No entanto, e se o objetivo é começar com baby-led weaning (BLW) existem alimentos mais fáceis de oferecer do que outros. Em baixo encontram uma lista.
Algumas considerações:
Embora os primeiros dias sejam apenas para primeiro contacto, uma apresentação de alimentos sólidos, da comida, ao bebé. É fundamental começar desde cedo a incluir alimentos ricos em ferro em todas as refeições principais, assim como oferecer refeições nutritivas.
Se estiver a começar a introdução alimentar com sopas e papas, em vez de oferecer sopas com vários ingredientes, comece por oferecer purés de um só alimento. Isto permite que o bebé conheça os alimentos separadamente. Qual a cor, sabor, textura de cada alimento.




21 alimentos para começar a introdução alimentar
Brócolos cozido (florete inteiro)
Couve-flor cozida (florete inteiro)
Abacate (1/4 ou tira de abacate com casca até metade)
Batata doce cozida ou assada (tira da largura de um dedo de um adulto)
Abóbora cozida ou assada (da largura de um dedo de um adulto)
Fatia de papaia (sem casca ou com casca até metade)
Caroço de manga
Tira de omelete (omelete cortada em tiras da largura de um dedo; apenas ovo ou com vegetais)
Meia maçã cozida (sem casca e sem sem pele)
Courgette assada (fatia com ou sem casca)
Puré de feijão branco
Banana (metade de uma banana pequena sem casca)
Feijão verde redondo (oferecido cozido)
Tira de tofu (da largura de um dedo de um adulto, ligeiramente assado ou grelhado)
Massa cozida (gosto muito do fusilli da Milaneza porque é grande)
Meio pêssego maduro (sem caroço e com ou sem casca, é opcional)
Morango inteiro (precisa ser grande o suficiente para o bebé não conseguir colocar na boca
Papa de aveia (cozida e oferecida na pré-colher)
Tira de bife grelhado (cortado contra as fibras, sem gordura e sem pedaços que se soltam)
Espargo (grelhado, assado ou cozido. Oferecido inteiro)
Entrecosto de borrego (o osso quase sem carne, sem cartilagem ou pedaços soltos de carne ou osso)
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.