fbpx
5-lanches-5-minutos

5 lanches em 5 minutos

Às vezes é difícil planear os lanches da semana, principalmente quando já temos que pensar no pequeno-almoço, almoço e jantar. Então os lanches acabam sempre por ficar de lado e acabamos por comer algo processado.

Com o regresso às aulas e com muitos dos nossos filhos a levar a lancheira de casa, essa tarefa fica ainda mais complicada!

Uma forma fácil de planear lanches é fazer uma tarte, bolo ou muffins no fim-de-semana, separar fatias para os lanches da semana e congelar. Os muffins de banana são uma ótima opção e podem ser congelados (só precisa adaptar esta receita de bolo para forma de muffins).

Crepes e massa de pizza também congelam muito bem e são muito fáceis de preparar no próprio dia. Outra opção é ter sempre doses individuais de húmus congeladas, depois é só descongelar e comer com palitos de cenoura (cozida se for para bebés com menos de 2 anos) ou barrado em pão ou tostas.

Mas na falta de tempo, deixamos aqui 5 opções de lanches super nutritivos e que podem ser feitos em 5 minutos ou menos:

  1. Banana com manteiga de amêndoa e granola
  2. Tâmaras Medjool com manteiga de amendoim
  3. Morangos com iogurte grego
  4. Tostas de milho com abacate
  5. Batido de banana, manteiga de amendoim e cacau

 

Banana com manteiga de amêndoa e granola

Este lanche é sem dúvida o meu favorito e pode facilmente ser adaptável à lancheira das crianças cortando as bananas em rodelas e fazer sanduíches de banana com a manteiga e granola no meio. Pode ser oferecido a bebés a partir dos 9 meses com corte apropriado para a idade.

Ingredientes

1 banana

2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

1 colher de chá de granola

Canela a gosto

Modo de preparo

Descascar a banana, barrar com manteiga de amêndoa, salpicar com canela e finalizar com a granola.

Dica: Para adultos ou crianças mais velhas pode polvilhar as tâmaras com frutos secos ou granola.

Tâmaras Medjool com manteiga de amendoim

Se gosta de tâmaras, espera até prová-las com manteiga de amendoim! Este lanche demora 30 segundos a fazer e é um ótimo lanche para adicionar à lancheira das crianças ou para levar para o trabalho num recipiente. As tâmaras podem ser oferecidas a partir de 1 ano, mas com supervisão para o bebé não pôr tudo na boca.

Ingredientes

2 tâmaras

2 colheres de chá de manteiga de amendoim

Modo de preparo

Fazer um corte ao longo das tâmaras. Retirar o caroço e adicionar a manteiga de amendoim dentro. Fechá-las e comer ou guardar para comer mais tarde. 

Morangos com iogurte grego

Esta é a versão saudável de morangos com chantilly. É um lanche completo e muito saboroso. Para a lancheira, podem se cortar os morangos e levar o iogurte num recipiente separado. Por conter lactose, esta receita só pode ser oferecida a bebés a partir de 1 ano.

Ingredientes

4 morangos grandes biológicos

1 iogurte grego sem açúcar

½ colher de chá de xarope de agave (opcional e para bebés acima de 2 anos)

Modo de preparo

Cortar os morangos, misturar o iogurte com o agave e servir o iogurte por cima dos morangos.

Tostas de milho com abacate

Este é outro lanche ótimo para comer em casa ou levar na lancheira (idealmente com o abacate ao lado para não amolecer as bolachas). Pode ser feito com quaisquer tostas, mas a combinação de milho com abacate é daquelas combinações perfeitas. Estas tostas de milho são biológicas e são feitas apenas com milho e sal. Para bebés a partir dos 9 meses.

Para saber mais sobre esta e outras opções de tostas e bolachas, visita este artigo.

Ingredientes

4 tostas de milho

1 abacate

Azeite, sal e pimenta (opcional)

Modo de preparo

Amassar o abacate com um garfo. Temperar com azeite, sal e pimenta. Barrar nas tostas.

Batido de banana, manteiga de amendoim e cacau

Este batido é delicioso e a linhaça torna-o ainda mais nutritivo. Pode ser feito num liquidificador, ou com uma varinha mágica. E o melhor? Na pressa, podes amassar a banana e misturar todos os ingredientes e comer como se fosse uma papa. Para bebés acima dos 12 meses.

Ingredientes

1 banana

1 colher de sopa de manteiga de amendoim

1 colher de chá de linhaça

1 colher de chá de cacau (opcional)

Água suficiente para bater

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador. Dica: Usar banana congelada.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: