Neste artigo partilhamos uma sugestão de ementa semanal com cinco lanches para enviar para a escola.
Todos as sugestões fizeram parte da lancheira escolar da minha filha de 4 anos, mas podem ser oferecidos a crianças a partir dos 2 anos com as adaptações necessárias.
Como há algumas opções de produtos com tâmaras ou açúcar não refinado, não são boas opções para bebés com menos de 2 anos. No entanto, haverá uma publicação igual com sugestão de lanches para bebés até aos 12 meses e até aos 2 anos.
A ideia desta ementa é tentar replicar os lanches da escola, mas com opções mais nutritivas. É um lanche muito semelhante ao que se vê na maioria das escolas e creches em Portugal: Às segundas, quartas e sextas-feiras o lanche é leite e pão. Às terças e quintas é composto por iogurte e bolachas (maria ou de água e sal).
Nesta idade (4 anos), as crianças já comparam a sua refeição face à dos outros, daí a importância de tentar replicar ao máximo os lanches da escola. Por isso no dia das bolachas maria, eu vou enviar sempre uma a duas bolachas “doces”. Se não enviar, ela vai rejeitar o lanche e acabar por pedir as bolachas da escola, como já aconteceu no passado.
Sugestões de lancheiras escolares
Lanche de segunda-feira

Lanche principal:
Waffles vegan de banana
Nutella do bem (feita com cacau e tâmaras)
Batido verde com espinafres (receita no Ebook “1 mês de Pequenos-Almoços”)
Marcas de bebidas vegetais apropriadas para bebés.
Segundo lanche:
Amêndoas (antes dos 4-5 anos as amêndoas representam risco de engasgamento. Antes, deve usar as amêndoas na forma de manteiga ou farinha misturadas a algo)
Tangerina
Lanche de terça-feira

Lanche principal:
Papa adormecida de aveia e iogurte
2 bolachas de cacau da Motherbio e uma bolacha multicereais da Clearsprings (para não ser só arroz)
Marcas de bebidas vegetais apropriadas para bebés.
Segundo lanche:
Castanhas de caju
Ameixa e cenoura cortada em formato de coelho e flor. Usei estes cortadores de bolachas, que são maravilhosos para quem tem crianças pequenas!
Lanche de quarta-feira

Lanche principal:
Pão com manteiga de amendoim
Queijo babybel
Batido de morango, pêssego e couve-flor (acrescentei um florete médio de couve-flor cozida)
Quais os melhores queijos para o bebé?
Segundo lanche:
Panquecas de banana (que estavam congeladas)
Tangerina
Lanche de quinta-feira

Lanche principal:
Tofunino de manga (é semelhante ao danonino de inhame, mas com tofu)
Bolacha de multicereais e bolacha caseira de banana e pepitas de chocolate
Segundo lanche:
Uvas (até aos 4-5 anos, as uvas precisam ser cortadas na vertical porque inteiras ou cortadas na horizontal, representam risco de engasgamento).
Lanche de sexta-feira

Lanche principal:
Pão com azeite e queijo (cortado com cortadores de bolachas)
Tomate cereja (usei o mini-garfo para tornar o tomate mais atrativo para ela)
Segundo lanche:
Castanhas de caju
Pera
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.