fbpx

Grão de bico crocante

Guia: Como cozinhar leguminosas

Este grão de bico crocante é um lanche saudável, nutritivo e perfeito para a lancheira das crianças a partir dos 6 anos de idade. Também é um excelente acompanhamento para um segundo prato.

O grão de bico é uma das minhas leguminosas favoritas e sempre comi grão com frequência. Este grão de bico crocante foi o meu snack favorito no pós-parto.

Agora que a minha filha já come comida sólida, ofereço leguminosas todos os dias. Quando não ofereço leguminosas às refeições principais ofereço ao lanche. Às vezes são tostinhas com húmus, outras paté de feijão branco, outras vezes faço este grão de bico crocante e ela adora.

Mas atenção! Grão de bico crocante representam um risco de asfixia para crianças com menos de 5 anos por isso se quiser oferecer este snack a crianças mais novas é muito importante reduzir o tempo de cozimento e esmagar o grão com o dedo antes de oferecer (como faço com a minha filha!). No modo de preparo damos tempos de cozimento para os dois.

Secar bem o grão é fundamental para obter grão crocante.

Este grão de bico crocante é muito fácil de fazer. Só precisa seguir os seguintes passos:

Seque bem o grão: Este passo é muito importante porque o grão úmido não vai ficar crocante. Se o grão estiver em água, coe a água da cozedura do grão e seque o grão com uma toalha de pano.

Espalhe o grão na assadeira de forma a que não fique sobreposto. Se for demasiado grão para uma assadeira, faça em duas. Não precisa usar papel vegetal.

Tempere com azeite, sal marinho e misture com as mãos para garantir que o azeite fica bem espalhado.

Asse em forno pré-aquecido a 190 graus durante 35 a 45 minutos se fizer para crianças acima dos 6 anos ou adultos ou 15 a 20 minutos para crianças com 5 anos ou menos. Leva tempo, eu sei! Mas não aumente a temperatura do forno, porque a temperatura muito alto faz com que o grão queime antes de ficar crocante.

Retire do forno e adicione especiarias à escolha (caril em pó é uma ótima opção).

Receita

Ingredientes

2 chávenas de grão de bico cozido sem água

1 colher de sopa de azeite

½ colher de chá de sal marinho

1 colher de caril em pó (opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 190 graus.

Coar a água do grão e secá-lo bem com uma toalha.

Dispor o grão numa assadeira e temperar com o azeite e sal. Misturar com as mãos.

Para crianças com menos de 6 anos: Assar durante 15 a 20 minutos. O grão deve estar ligeiramente crocante por fora mas suave o suficiente por dentro para conseguir esmagar com o dedo

Para crianças com mais de 6 anos e adultos: Assar durante 35 a 45 minutos

Retirar do forno, temperar com o caril em pó e misturar.

Deixar arrefecer mais 10 minutos e servir.

Ideias para servir:
Como snack para a lancheira da escola.

Como snack para ver um filme.

Como acompanhamento do segundo prato com puré de batata doce e legumes assados no forno.

Misturado ao cuscuz marroquino.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: