fbpx

Hambúrguer de quinoa e feijão

Este hambúrguer é super nutritivo e uma ótima opção para o segundo prato do bebé e crianças. É feito com quinoa, feijão, pimento, cenoura e farinhas saudáveis.

A quinoa e o feijão preto são uma fonte completa de proteína. São também ricos em ferro não heme e a vitamina C no pimento ajuda na absorção. A aveia também é muito nutritiva e oferece boas quantidades de manganês, fósforo, cobre, vitaminas do complexo B, ferro, selénio, magnésio e zinco. São também fonte de fibra e ajudam a digestão.

Pode ser consumido por bebés a partir dos 6 meses, mas o melhor é esperar até aos 7/8 meses para não ser um dos primeiros alimentos do bebé, uma vez que a quinoa e feijão (especialmente juntos) podem causar desconforto abdominal.

É muito importante demolhar tanto o feijão como a quinoa para reduzir desconforto abdominal. Pode demolhá-los (separadamente) durante a noite. Pode ainda pingar algumas gotas de limão na água para ajudar. 

É esta a espuma que fica na água depois de demolhar a quinoa.

Como servir estes hambúrgueres a bebés e crianças

A partir dos 7 ou 8 meses são uma ótima opção para dar em baby-led weaning (BLW). Faça hambúrgueres pequenos e ovais, do tamanho apropriado para o bebé conseguir agarrar com a mão. 

Quando o bebé começar a o fazer movimento de pinça (normalmente por volta dos 9 meses, às vezes mais tarde), corte o hambúrguer em pedaços pequenos. Acompanhe com tomate cereja cortado em 8 (ou mais, dependendo do tamanho) e batata doce “frita” no forno.

Também é um excelente segundo prato para crianças. Para crianças mais velhas (e adultos), pode servir no pão com alface, tomate e guacamole. Acompanhe com batatas fritas no forno. Pode ainda servir no prato com arroz, guacamole e uma salada.

Sugestão de segundo prato para bebé de 2 anos: Hambúrguer, batata doce no forno, brócolos cozidos, tomate cereja e guacamole.

Receita

Ingredientes

1 chávena de quinoa cozida

1 chávena de feijão preto cozido e sem água

1 pimento vermelho

1 cebola roxa

2 cenouras raladas (1 chávena)

¼ chávena de coentros picados

½ chávena de farinha de aveia*

½ chávena de flocos de aveia

2 colheres de sopa de farinha linhaça

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de farinha de araruta*

½ colher de chá de cúrcuma (opcional)

1 colher de chá de harissa (opcional e não usar para bebés com menos de 1 ano)*

Sal e pimenta a gosto

Mistura de hambúrguer antes de ir ao forno.

Modo de preparo

Picar a cebola e o pimento. 

Numa panela com um pouco de azeite refogar a cebola, pimento e cenoura.

Adicionar a mistura a um robot de cozinha, juntamente com a quinoa, feijão e coentros e triturar.

Passar a mistura triturada para um bowl e juntar as farinhas, azeite e temperos. 

Misturar com as mãos e fazer bolas com 120g cada (para bebés e crianças dividir em 2 ou 3).

Grelhar numa frigideira com um pouco de azeite ou assar em forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos (10 minutos de cada lado).

* Substituições:

Farinha de aveia: Pode substituir por qualquer farinha, idealmente espelta, mandioca, trigo integral ou outra farinha que tenha em casa.

Farinha de araruta: Ajuda a dar liga. Pode substituir por amido de milho, fécula de mandioca ou fécula de batata.

Harissa: É uma mistura de especiarias deliciosa mas picante (leva chili, cominhos, coentros, páprica, alho, funcho). Pode excluir da receita se não encontrar ou não gostar de picante ou pode substituir por uma mistura de e uma ou mais especiarias da lista.

Como conservar

Pode guardar no frigorífico por até três dias e depois aquecer na frigideira. Aquecer no forno deixa-os muito secos.

Pode ainda congelá-los para ter sempre uma refeição saudável para o bebé pronta. Se optar por congelar, não os cozinhe antes. Faça os hambúrgueres com a mão e adicione a um recipiente com tampa. Se quiser sobrepor os hambúrgueres, adicione um pedaço de papel vegetal entre eles. Quando quiser fazer os hambúrgueres, retire-os do congelador e grelhe numa frigideira em fogo médio ou no forno.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: