fbpx

Os benefícios de cozinhar com crianças

Os bebés e crianças gostam de ajudar. E uma forma de deixá-los ajudar é envolvê-los na cozinha.

Vai haver mais sujidade? Sim! Vai precisar de uma dose extra de tempo e paciência? Sim e sim! Mas vale mesmo muito a pena! 

Esta são algumas razões:

Permitir que os bebés e crianças cozinhem ou ajudem na preparação das refeições faz com que eles conheçam os alimentos, sintam as texturas, cheiros e tenham mais curiosidade em prová-los.

Preparar receitas e cozinhar permite que os bebés e crianças pequenas aprendam novas palavras e desenvolvam a fala através da nomeação dos ingredientes – isto é uma maçã, isto são duas bananas, isto são três tomates vermelhos. 

Permite que os bebés e crianças pequenas desenvolvam a coordenação motora – encher uma colher com farinha, virar uma chávena de água para um recipiente, mexer a mistura de um bolo, rolar a massa da pizza e por aí vai.

Crianças mais velhas também treinam a coordenação motora medindo ingredientes, esticando massa de pizza, enrolando pães, enchendo formas de muffins, entre tantas outras coisas que se podem fazer na cozinha.

Crianças mais velhas aprendem matemática a cozinhar! Aprendem a reconhecer números, a contar – uma, duas, três chávenas – aprendem a pesar e aprendem frações – 1/4 chávena, 1/2 colher de sopa. 

Crianças mais velhas desenvolvem a leitura através de receitas (ver template de receita de panquecas de banana)

Saber cozinhar e ter o hábito de comer comida feita em casa é importante para toda a vida.

A cozinha é local de família e boas memórias! Quem não se lembra da mãe a cozinhar ou dos cheiros da cozinha da avó?

Quando pode começar:

Assim que a criança se sustente bem em pé, usando uma torre de aprendizagem – Cá em casa começamos entre os 13 e 15 meses!

Se não tem o hábito de convidar os seus filhos para cozinhar, nunca é tarde para começar! Comece aos poucos e com paciência! E se é impossível durante a semana, aproveite os fins de semana para fazerem coisas juntos na cozinha!

Como pode incluir os seus filhos na cozinha:

Para medir os ingredientes – Traz-me 2 tomates do cesto ou pesa 100g de farinha.

Medir colheres e chávenas de ingredientes e verter para o recipiente.

Misturar os ovos para fazer ovos mexidos, ou misturar a massa do bolo.

Cortar alguns alimentos – pode começar com crianças pequenas usando uma banana e uma faca de manteiga sem serrilha por exemplo.

Ajudar a lavar a loiça com a ajuda de um banco ou torre de aprendizagem ou pôr a loiça na máquina. Tenha um escovilhão que seja só da criança.

Levar o seu próprio prato e talheres para a mesa.

Ideias de receitas para cozinhar com os bebés e crianças:

Massa de pizza

Croquetes de feijão branco e brócolos

Bolo de banana sem açúcar

DICA: Tenha uma gaveta ou parte de um armário que esteja à altura do bebé ou criança com as coisas dela (pratos, talheres, utensílios de cozinha, escovilhão da loiça, pano para limpar).

Fontes:

Klazine van der Horst, Aurore Ferrage, Andreas Rytz. Involving children in meal preparation. Effects on food intake. Appetite, Volume 79, 2014, Pages 18-24, ISSN 0195-6663, https://doi.org/10.1016/j.appet.2014.03.030.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: