fbpx

Tudo sobre torres de aprendizagem

A torre de aprendizagem, muito usada entre mães e pais que seguem a metodologia Montessori, é um utensílio fantástico para se ter em casa com um bebé ou criança pequena. Compramos a nossa torre de aprendizagem quando a Madalena tinha entre 13 e 15 meses e temos a usado desde então. 

A criança que se desenvolve harmoniosamente e o adulto que caminha ao lado dela formam um quadro extremamente apaixonante e atraente. É este o tesouro de que necessitamos hoje: ajudar a criança a tornar-se independente de nós, a atuar por si, para receber dela esperança e luz.

Maria Montessori

O que é uma torre de aprendizagem?

Uma torre de aprendizagem Montessori é basicamente um banco com uma gaiola por cima que, por elevar a criança à altura da bancada, permite que as crianças possam começar a participar nas tarefas da cozinha ou mesmo brincar enquanto a mãe ou pai cozinham, desde cedo e em segurança.

As crianças adoram ajudar e com a torre de aprendizagem conseguimos fazer com que os bebés e as crianças possam participar no preparo das refeições, possam explorar os alimentos ou simplesmente estar a brincar ao lado da mãe ou do pai enquanto eles preparam a refeição. 

Qual a diferença para uma cadeira ou degrau?

A cadeira eleva bebés mais pequenos ao nível da bancada, mas não é seguro porque os bebés podem cair. Já os degraus só funcionam para crianças mais velhas e aí sim, podem substituir as torres de aprendizagem. Mas algumas crianças, com 3 anos ainda não têm tamanho suficiente para chegar à bancada com um degrau. 

A torre de aprendizagem Montessori pode começar a ser usada tão cedo como aos 15-18 meses, desde que o bebé domine o andar e tenha altura suficiente para ficar por cima das barras e não haver risco de cair para trás. 

Porque somos fãs da torre de aprendizagem?

É uma forma segura para os bebés e crianças ficarem à altura da bancada da cozinha sem termos de nos preocupar com quedas.

Os bebés podem começar a participar desde cedo nas atividades da cozinha, seja a explorar os alimentos, a cozinhar, limpar, ou mesmo a brincar. É uma opção melhor e mais interactiva do que um parque para um bebé que já anda.

As crianças conseguem subir e descer da torre quando querem, dando-lhes independência.

Participar desde cedo na confecção dos alimentos ajuda a criança a criar uma melhor relação com a comida, a ganhar gosto por cozinhar e comer e a aprender novas habilidades. 

A torre de aprendizagem serve ainda para ser usada na casa de banho para as crianças lavarem as mãos ou os dentes.

Ideias para usar com a torre de aprendizagem na cozinha

Com alimentos de brincar de madeira: Há uns excelentes à venda em várias lojas (Cristina Siopa, Maria do Mar) que têm uma faca de madeira e podem ser cortados ao meio. Há também ovos de madeira que partem-se como ovos estrelados. São ideais para oferecer numa fase inicial, enquanto a criança é muito pequena e não pode ajudar a preparar os alimentos, ou para alturas em que a mãe ou pai está a usar o fogão ou forno. 

Com massa “play dough” caseira e rolo da massa: a massa caseira leva apenas farinha, água, sal e gordura. Depois um rolo da massa apropriado faz com que a criança possa esticar a massa. Se estiver a fazer massa de pizza, pode separar uma parte para o bebé explorar ou,  se for uma criança mais velha, fazer a sua própria pizza. Pode ser feito por bebés e crianças de qualquer idade.

Brincadeiras sensoriais com líquidos: algumas taças com água, uma caneca, um funil e uma concha de sopa e a criança pode se divertir durante muito tempo a passar a água de um lado para o outro e a testar os diferentes utensílios. 

Fazer receitas simples: ovos mexidos, bolachas, panquecas, muffins são apenas alguns exemplos. As crianças podem ajudar a cortar as bolachas, medir e adicionar os ingredientes, a bater a massa e a transferir para formas. Se for uma criança pequena ou bebé, pode ajudar em algumas tarefas: a mãe amassa a banana para as panquecas e pesa a farinha e o bebé vira o copo para o recipiente ou ajuda a misturar a massa no final. 

Cortar alguns alimentos: Pode começar com uma faca feita para bebés e crianças como esta da marca Doddl, ou com uma faca de manteiga e oferecer alimentos bem macios para a criança cortar como uma banana ou um abacate maduro. 

Lavar a loiça: Basta pôr a cadeira à frente do lavatório, dar um esfregão apropriado e começar por deixar a criança lavar por exemplo, os seus utensílios (pratos, garfos, copos).

Lavar os dentes: A torre de aprendizagem também pode ser usada fora da cozinha. Costumava leva-la para a casa de banho para que a Madalena conseguisse ficar ao nível da bancada e lavar os dentes a olhar para o espelho.

Opções de torre de aprendizagem

Existem no mercado várias opções de torre de aprendizagem. Uma pesquisa rápida no Google e encontram-se opções entre os 140 e os 200 euros.  

Compramos a nossa torre de aprendizagem na Piolhitus, uma empresa familiar que faz móveis por medida e o preço é muito mais simpático.

Também existem muitos tutoriais na internet para criar uma torre de aprendizagem através de banco do IKEA que custa menos de 20 euros e uma camada superior de barras para fazer a torre de aprendizagem. Pode ver um tutorial completo aqui.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: