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Ementa Semanal: #4 / 2021

Esta semana trago mais variedade à ementa com muitas ideias de croquetes e panquecas para as refeições principais e muffins e papas deliciosas para o lanche.

A ementa desta semana (semana número 4 de 2021) já está disponível para download – só precisa salvar a imagem. Como as das semanas anteriores tem pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares de segunda a sexta.

Ir para ementa.

Os links para as receitas estão todos no final deste artigo. Algumas ainda não têm link, porque não estão no blog. Nesse caso deixo uma explicação simples. Esta ementa é feita para toda a família (pai, mãe e bebé de 2 anos). Comemos todos o mesmo desde que ela tem 9 meses. Qualquer adaptação que tenha de ser feita para bebés com menos de 12 meses, deixo uma nota em baixo.

Esta ementa é a ementa de toda a família cá em casa. Um bebé de 1 ano normalmente já pode (e deve!) comer a mesma comida que toda a família e por isso estas ementas são aptas para bebés a partir dessa idade. E é importante também saber que, se a família tiver uma alimentação saudável, é possível o bebé fazer parte das refeições da família logo a partir dos 6 meses. Só são precisas adaptações maiores.

Lembrando que a ideia destas ementas é servirem de inspiração. Pode sempre adaptar à sua família.

Notas sobre o planeamento desta semana

Todas as semanas incluo pelo menos duas refeições com algum tipo de croquetes. As panquecas, croquetes, pataniscas e hambúrgueres são alimentos fantásticos para uma família com um bebé porque não só são um alimento fácil e na textura apropriada para um bebé consumir desde o início da introdução alimentar, como são saborosos e dão um ótimo acompanhamento do segundo prato de toda a família.


Além disso, são alimentos que congelam muito bem. Depois só tirar do congelador, levar ao forno e servir.

Notas sobre o planeamento desta semana

Continuo a usar muitos vegetais congelados esta semana porque para mim é mais fácil por causa do confinamento e ajuda a estragar menos vegetais. Esta semana vou usar ervilhas, espinafres e brócolos.

O que vou cozinhar no domingo:

Os croquetes de batata-doce e pescada.

O arroz de feijão.

A quinoa.

O puré para as panquecas do pequeno-almoço de segunda.

O ovo cozido para o lanche de segunda.

A sopa de beterraba.

O grão para a sopa e a bolonhesa de lentilhas para o empadão já estão feitos e congelados.

Outras coisas que pode fazer no fim-de-semana:

Os muffins de alfarroba e congelava (vou congelar à mesma para ter para a semana seguinte mas vou faze-los na segunda-feira).

A massa de cogumelos: Montar a massa toda e separar em duas assadeiras médias e deixar no frigorífico cobertas. Depois no próprio dia é só levar ao forno.

A base da sopa de alho francês e do smoothie de sexta-feira também pode ser congelada e ajuda a perder menos tempo na cozinha.

Ao longo da semana:

Esta semana cozinho à segunda, quarta e sexta-feira. Na segunda faço a massa, papa de iogurte e muffins. Na quarta o caril e a sopa. Na sexta faço o puré de batata doce e o cuscus com legumes.

Dicas para ter menos trabalho a cozinhar

Se servir leguminosas durante a semana, o melhor é cozer no fim-de-semana e congelar, se necessário. Assim, e se fizer mais do que uma, pode ir usando a panela, sem ter de lavar a panela.

Se fizer uma segunda sopa a meio da semana, pode cortar todos os vegetais e congelar o preparado da sopa. Depois é muito mais fácil cozinhar. Uma sopa pronta ou quase pronta facilita muito os jantares da semana, e no limite, pode sempre acompanhar a sopa com uma sanduíche por exemplo.

Os muffins e panquecas podem todos ser feitos antecipadamente e congelados. Depois é só deixar a descongelar no frigorífico durante a noite e aquecer no forno ou frigideira.

O pequeno-almoço e os lanches

Esta semana temos panqueca de cenoura, laranja e maçã. Adicionei ainda um pouco de gengibre em pó e bagas de goji para fortalecer o sistema imunitário. Vamos ter mais papas de iogurte e aveia (overnight oats) porque fazem-se na véspera e são ótimas.

O lanche da manhã é sempre fruta como sempre. Se ela tiver comido pouco ao pequeno-almoço também adiciono um queijo Babybel ou frutos secos (que corto em pedaços pequenos porque os frutos secos representam risco de asfixia até aos 4 anos).

Os fins-de-semana

Este fim-de-semana fizemos tarte de pato (uma adaptação desta receita de tarte de atum com pato e bechamel com legumes). Fizemos bolonhesa de lentilhas e caril rápido de camarão.

Ementa da semana # 4 / 2021 (de 1 a 5 de Fevereiro):

Na ementa desta semana temos (com links para as receitas):

Croquetes de batata doce e pescada e arroz de feijão

Para o arroz: refogo meia cebola, 1 dente de alho e um tomate médio picado. Adiciono um pouco de água para o tomate cozinhar. Se tiver feito o feijão na hora, pode adicionar água do cozimento do feijão. Adiciono o arroz, a água e quando estiver quase cozido, adiciono o feijão manteiga já cozido. Sirvo com coentros.

Para o segundo prato de bebés com menos de 12 meses: Estes croquetes são perfeitos para bebés a partir dos 6 meses (desde que tenham sido expostos aos alimentos separadamente). Sirva com o feijão amassado

Massa gratinada com cogumelos

Esta massa é muito fácil de fazer e deliciosa. Na versão desta semana, vou substituir o penne por esparguete e vou usar molho com farinha de grão em vez do molho de castanha de caju para acrescentar ferro à refeição. Lembre-se de servir uma fruta rica em vitamina C de sobremesa caso faça esta massa para ajudar na absorção do ferro. Alternativamente, pode faze-la com frango desfiado.

Para bebés a partir dos 6 meses: Para bebés mais pequenos prefira massas largas como penne, rigatoni ou fusilli. Os cogumelos têm uma consistência de borracha e é muito difícil para um bebé consumir. Então o melhor é separar uma parte para o bebé e triturar o molho com os cogumelos.

Quinoa com grão, cebola e pimentos + falafel de beterraba + brócolos refogados com alho

Misturo a quinoa com grão e faço a cebola e os pimentos refogados em azeite e depois misturo tudo. Sirvo com salsa picada. A receita de falafel sai em breve no ebook.

Para bebés com menos de 1 ano: Este falafel é feito para bebés a partir dos seis meses. Pode servi-lo com um florete de brócolos cozido (não precisa oferecer a quinoa e o grão. A quinoa é muito difícil de comer e o grão inteiro representa risco de asfixia e as pataniscas já têm grão).

Caril de frango e manga com millet de coco

Esta receita de caril é a minha receita favorita e vou publicá-la nos próximos dias. É sempre um sucesso cá em casa! Desta vez vou substituir o arroz por millet. Cozo o millet em metade água, metade leite de coco.

Para bebés com menos de 1 ano, fazer hambúrguer ou almôndegas de frango e tomate. Servir com croquetes de millet. Alternativamente, pode fazer hambúrgueres de frango e millet e servir com algum vegetal cozido ou puré.

Empadão de lentilhas e salada

Vou usar esta bolonhesa de lentilhas rápida que fiz no fim-de-semana e congelei. Adicionar puré de batata-doce por cima (que faço com azeite e um pouco de leite) e levar ao forno.

Para bebés com menos de 1 ano: É um prato difícil de comer antes do bebé fazer a pinça fina, mas pode misturar as lentilhas ao puré, adicionar farinha, panar com farinha de linhaça e assar.

Cuscus com legumes no forno e frango.

Asso o frango em cubos pequenos com os legumes (brócolos, abóbora, batata doce e cebola) e sirvo com cuscus cozido.

Para bebés com menos de 1 ano: A melhor forma é oferecer um hambúrguer ou croquete de frango e cuscus e acompanhar com abóbora e batata doce assadas em tiras da largura de 1 dedo de um adulto. Pode ainda incluir um florte de brócolos cozido.

Sopa de beterraba

Esta sopa é uma das favoritas da minha filha e super deliciosa. Uma ótima forma de adicionar mais beterraba à alimentação do bebé e das crianças.

Sopa de alho francês e grão

Esta receita ainda não está no blog, mas vai sair esta semana também!

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