fbpx

Ementa Semanal: #48

Depois de ter partilhado a nossa rotina de planeamento de refeições da semana recebi muitas mensagens a pedir mais informação, dicas e inspiração.

Ir para ementa.

O que a maior parte das mães me disse foi que lhes falta inspiração para planear a semana. Por isso decidi começar a partilhar aqui no blog semanalmente a nossa ementa da semana.

Esta é a primeira semana que partilho, a semana 48 de 2020. Além da ementa da semana, vou deixar também o link das receitas e dois templates em branco para que possam criar as vossas próprias ementas.

Esta ementa é a ementa de toda a família cá em casa – pais e bebé de 2 anos. Um bebé de 1 ano normalmente já pode (e deve!) comer a mesma comida que toda a família e por isso estas ementas são aptas para bebés a partir dessa idade. Lembrando que a ideia destas ementas é servirem de inspiração. Pode sempre adaptar à vossa família.

O que faço quando planeio a semana

Vejo sempre o que tenho no frigorífico, congelador e despensa e começo o planeamento à volta desses ingredientes.

Crio uma ementa que use os ingredientes o maior número de vezes possível. Se vou comprar abóbora, arranjo forma de a usar mais do que uma vez na semana. O mesmo para as leguminosas, o arroz e por aí vai.

Aposto em receitas 2 em 1 e congelo alguma coisa para a semana ou semanas seguintes. Duplicar uma receita não dá mais trabalho nem suja mais, mas reduz muito o trabalho da semana seguinte.

O pequeno-almoço e os lanches

Mantenho os pequenos-almoços mais ou menos iguais ao longo da semana para ser mais fácil. As manhãs são mais corridas e o melhor é fazer coisas simples. Às vezes fujo do planeamento porque ela pede uma papa de aveia ou umas panquecas de banana.

O lanche da manhã é sempre fruta. Se ela tiver comido pouco ao pequeno-almoço também adiciono um queijo Babybel ou frutos secos (que corto em pedaços pequenos).

O lanche da tarde normalmente é uma papa com algum cereal, fruta e iogurte. Às vezes variamos porque ela só quer o iogurte ou pede pão por exemplo.

Os fins-de-semana

Não planeio fins-de-semana porque como tenho mais tempo, gosto de deixa-los em aberto. Sábados são dias normalmente que ou pedimos comida ou eu faço receitas mais complexas como um caril com pão Naam caseiro ou dumplings chineses caseiros (receitas em breve no blog!). Ou então escolho sempre algo que já tenho no congelador, ou penso numa receita baseada com o que encontro no supermercado.

Ementa da semana # 48 (de 23 a 27 de Novembro):

Na ementa desta semana temos (com links para as receitas):

Bolonhesa de lentilhas

Uma adaptação da receita que já está no blog. Fiz a bolonhesa sem o tofu e adicionei cogumelos (como já ia usar cogumelos noutra receita da semana aproveitei para usar aqui também)

Arroz de pato colorido

Este arroz de pato é uma versão saudável do arroz de pato original. Também não leva enchidos e por isso é apropriada para bebés a partir dos 9 meses. É feito com arroz integral e está cheio de vegetais escondidos. Uma ótima opção até para crianças difíceis para comer.

Dupliquei esta receita de lentilhas e congelei metade para fazer um empadão na próxima semana.

Croquetes de feijão branco e brócolos com salada de massa

Os croquetes são os famosos croquetes do blog e estes já estavam congelados. Duplico sempre a receita e congelo uma parte para as semanas seguintes. Garante-me sempre

Adoro saladas de massa e faço com muita frequência cá em casa.Vario sempre na massa que uso e nos vegetais que adiciono. Gosto de variar também entre vegetais frescos e assados. Nesta salada usei: cenoura, tomate, milho, tâmaras picadas e amêndoas laminadas.

Crepes de espinafres recheados

Estes crepes de espinafres são deliciosos além de serem muito saudáveis. Feitos com farinha integral e leite vegetal, são uma ótima forma de adicionar mais nutrientes e fibras à alimentação dos bebés e crianças. Por serem verdes são também muito atrativos.

Estes crepes serão recheados com frango desfiado, cogumelos e uma mistura de vegetais (alho francês, cenoura, couve lombarda). E vão ao forno com um molho branco de castanhas de caju por cima. Pode encontrar a receita dos crepes e do molho neste artigo.

Salada de grão, cuscuz marroquino, peixinhos da horta:

As receitas de cuscuz e a salada de grão-de-bico estão no blog. O cuscuz é uma alternativa maravilhosa ao arroz e à massa e 1 a 2 dias da semana gosto de variar a fonte de hidratos de carbono.

Os peixinhos da horta são uma versão adaptada das pataniscas de espinafres (substituo o espinafre e cenoura por feijão verde). Em breve adiciono a receita ao blog, mas podem seguir esta receita de pataniscas.

Salmão com molho de iogurte

Numa frigideira bem quente, adicionar um fio de azeite e grelhar o salmão temperado com sal e pimenta dos dois lados (dependendo do tamanho da posta 4 minutos de cada lado será suficiente.

Servir com molho de iogurte:

1 embalagem de iogurte natural sem açúcar

1 dente de alho picado

1 colher de chá de sumo de limão

Salsa ou coentros picados

Sal e pimenta a gosto

Sopa de abóbora, gengibre e coentros

Esta sopa é deliciosa. A abóbora combina super bem com o gengibre e com os coentros. É uma ótima forma de expor o bebé a sabores mais “ousados” como é o caso do gengibre. A receita está disponível aqui.

Creme de legumes

Esta receita não está no blog ainda, mas basicamente cozi uma cebola, 1 alho francês, 2 cenouras, 1 courgette, 1 nabo, 1 batata e 1/2 couve lombarda pequena .

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: