fbpx

Ementa Semanal: #8 / 2021

Na ementa desta semana continuo a testar receitas diferentes ou receitas que já não fazia há muito tempo. E estou a aposta em receitas para congelar, que podem ser feitas em quantidades maiores e congeladas. Esta semana também está mais quente então estou a usar muito saladas como acompanhamento.

Pode fazer o download da ementa em baixo – só precisa salvar a imagem. Como as das semanas anteriores tem pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares de segunda a sexta.

Ir para ementa.

Os links para as receitas estão todos no final deste artigo. Algumas ainda não têm link, porque não estão no blog. Nesse caso deixo uma explicação simples. Esta ementa é feita para toda a família (pai, mãe e bebé de 2 anos). Comemos todos o mesmo desde que ela tem 9 meses. Qualquer adaptação que tenha de ser feita para bebés com menos de 12 meses, deixo uma nota em baixo.

Esta é uma ementa de toda a família cá em casa. Um bebé de 1 ano normalmente já pode (e deve!) comer a mesma comida que toda a família e por isso estas ementas são aptas para bebés a partir dessa idade. E é importante também saber que, se a família tiver uma alimentação saudável, é possível o bebé fazer parte das refeições da família logo a partir dos 6 meses. Só são precisas adaptações maiores.

Lembrando que a ideia destas ementas é servirem de inspiração. Pode sempre adaptar à sua família.

Notas sobre o planeamento desta semana

Ter refeições prontas no congelador é uma forma maravilhosa de perder menos tempo na cozinha. Normalmente duplicar uma receita não dá o dobro do trabalho e por isso é ótimo para aproveitar receitas boas para congelar e fazer a mais e congelar metade. Veja receitas boas para congelar aqui.

Esta semana também, a pedido de algumas seguidoras, incluo uma lista de compras que pode salvar e imprimir, ou simplesmente copiar e adaptar. Ela está no final do artigo.

O que vou cozinhar no domingo:

Fiz a sopa de ervilhas.

Fiz os crepes.

Fiz os pastéis de bacalhau e congelei uma parte.

Fiz o arroz de feijão.

Fiz os vegetais refogados para acompanhar

Cortei os vegetais para a salada do jantar.

Outras coisas que pode fazer no fim-de-semana:

Fazer o arroz de lentilhas e frango e congelar

Fazer o stroganoff e congelar também. No dia só é necessário cozer a massa.

Cortar os vegetais da sopa do meio da semana e congelar.

Ao longo da semana:

Na terça-feira faço o stroganoff.

Na quarta-feira faço o arroz de lentilhas e a sopa de legumes e couve-lombarda.

Na quinta-feira, faço as empadas de lentilhas e deixo a salada cortada já e sem tempero.

Dicas para ter menos trabalho a cozinhar

Cozinhar um dia inteiro no fim-de-semana não é para toda a gente e então uma boa forma de começar é escolher uma receita da semana para fazer a dobrar e congelar. Se esta ementa é muito complexa ou trabalhosa, escolha apenas o arroz de frango ou os crepes para fazer esta semana, duplique a receita e congele. Assim na semana seguinte ou na outra já tem uma refeição pronta.

Não preparar as refeições antecipadamente não significa não planear. Planear ajuda muito porque perdemos menos tempo nas compras e a pensar nas refeições. Temos sempre tudo em casa, durante a semana é só cozinhar.

O pequeno-almoço e os lanches

Esta semana os nossos pequenos almoços variam apenas entre pão, cereais e panquecas. Desta vez faço panquecas de manga e maçã, com o mesmo puré que vou usar para o batido de manga do lanche. Lembre-se que às vezes não dá para variar tanto quanto gostamos e uma forma simples de variar é mudar apenas a forma como apresentamos um alimento: em vez de pão com queijo, oferecer pão com manteiga de amendoim e banana.

Para os lanches da tarde temos batidos, papas adormecidas e guacamole, todos lanches muito fáceis e rápidos de fazer. Assim aproveito também e uso o leite vegetal (que vai ser necessário para os crepes) e evito desperdício. Corto a fruta antecipadamente e congelo para que seja ainda mais rápido preparar os batidos.

O lanche da manhã é sempre fruta como sempre. Se ela tiver comido pouco ao pequeno-almoço também adiciono um queijo Babybel ou frutos secos (que corto em pedaços pequenos porque os frutos secos representam risco de asfixia até aos 4 anos).

Os fins-de-semana

Este fim-de-semana comemos caril de frango com pão naan. No domingo de páscoa tivemos um churrasco e também. Fiz um bacalhau com natas no sábado e congelei uma parte. Essa parte vai ser o nosso jantar de sexta-feira. Bacalhau com natas é outra receita fantástica para congelar.

Ementa da semana # 8 / 2021 (de 22 a 26 de Fevereiro):

Na ementa desta semana temos (com links para as receitas):

Pastéis de bacalhau de forno e arroz de feijão

Estes pastéis de bacalhau são tão bons que nem parecem ser assados. Mas bacalhau tem muito sal e não deve ser oferecido antes dos 12 meses. Por isso se tiver um bebé com menos de 12 meses, pode fazer os croquetes de peixe e batata-doce (use batata no lugar para não ter mais trabalho extra) e faça-os no formato de pastéis. Nem precisa passar pela farinha de linhaça.

O arroz de feijão, só precisa separar a parte do bebé no final e deixar secar completamente o caldo (o da família pode ser caldoso). Depois amasse o arroz e o feijão com um garfo e forme os croquetes como se faz o arroz para os niguiris.

Crepes com carne picada e salada rica

Estes crepes são deliciosos e são uma refeição maravilhosa para fazer antecipadamente e congelar em doses certas. Depois é só levar ao forno e tem um jantar pronto em 20 minutos. É um prato difícil para oferecer a bebés antes dos 12 meses (pelo menos antes da pinça fina), mas são uma opção interessante para treinar o uso do garfo.

Acompanho com uma salada rica, que é um acompanhamento maravilhoso para dias de primavera/verão. Partilho em breve a receita.

Para bebés a partir dos 6 meses: A melhor forma é usar a carne e o molho de tomate e fazer: 1) massa à bolonhesa para o bebé – prefira massas largas (veja aqui os melhores formatos de massa a oferecer); 2) fazer um hambúrguer e servir com massa com molho de tomate.

Massa com strogonoff de cogumelos e legumes assados

Este strogonoff é uma versão vegan da receita de strogonoff de frango que está no blog. Acompanho com massa fusilli e legumes assados (chalotas, courgette, cenoura e repolho).

Para bebés com menos de 1 ano: Quando o strogonoff estiver pronto, retire a parte do bebé e triture. Sirva como puré ao lado da massa ou misturado à massa. Corte a cenoura e courgette em palitos para o bebé, asse e sirva juntamente com a massa. Para adicionar uma fonte de ferro a esta refeição pode: adicionar um pouco de carne cozida ou fígado cozido antes de triturar os cogumelos. Para uma versão vegan adicione grão-de-bico ou lentilhas.

Arroz de lentilhas e frango com cebola caramelizada e iogurte

Este arroz de lentilhas e frango é facil de fazer e delicioso. Nesta refeição, adiciono cebola caramelizada por cima (2 cebolas grandes feitas lentamente em azeite) e sirvo com um pouco de iogurte grego por cima.

Para bebés com menos de 1 ano, faça croquetes amassando o arroz e as lentilhas juntamente com o frango picado com um garfo e faca. Pode também fazer bolinhos de arroz, lentilhas e frango. Não sirva iogurte à refeição para bebés com menos de 2 anos.

Empadas de lentilhas e vegetais, salada de beterraba e tomate

Sempre faço esta receita em quantidades maiores e congelo antes de levar ao forno. São deliciosas e muito práticas para ter no congelador. Acompanho com salada de canónigos, tomate uva e beterraba cozida.

Para bebés com menos de 1 ano: ofereça as lentilhas e vegetais em puré (amasse com um garfo) e sirva com um quarto de tomate sem casca e sem caroços e uma ou duas tiras de beterraba cozida da largura de um dedo adulto.

Peixe assado e salada grega com quinoa

Asso o peixe inteiro limpo no forno apenas com sal, pimenta preta, limão e coentros. Sirvo com salada grega com quinoa. Esta salada é deliciosa, mas acrescento a quinoa para ter um acompanhamento completo e não ter de fazer um segundo acompanhamento.

Para bebés com menos de 1 ano: A quinoa, assim como o cuscuz, espalha-se e é difícil para um bebé comer. Deixe a do bebé cozer bem e sirva com algum puré ou húmus para ajudar. Sirva com uma tira ou lascas grandes de peixe à parte. O tomate, se usar o redondo ou o tomate coração de boi, pode servir cortado em 4 sem casca e sem sementes. Se o tomate estiver muito duro, escalde o tomate em água a ferver durante 5 minutos.

Sopa de ervilhas

Esta sopa é deliciosa e já não a fazia há muito tempo. Muito prática porque normalmente temos sempre ervilhas congeladas em casa.

Sopa de legumes com couve-lombarda

Faço a receita da sopa de legumes que está no blog e depois de triturar adiciono a couve-lombarda – que escaldo previamente – e cozo um pouco na sopa. Esta sopa é muito fácil de fazer e na verdade pode ser feita com qualquer vegetal que tenha em casa. Eu faço-a muitas vezes para acabar com restos de vegetais que tenho no frigorífico.

Lista de compras

Para uma família de 1 casal e um bebé de 2 anos.

Cebola x9

Alho francês x3

Batata x500g

Courgette x4

Cenoura x6

Pimento vermelho x1

Couve lombarda x1

Alho x1 embalagem

Gengibre x1

Abóbora x1 pequena

Aipo x1 (talos apenas)

Tomate redondo x4

Salsa x1

Coentros x1

Alface lisa x1

Rabanetes x1 molho

Beterraba x3

Pepino x1

Cogumelos castanhos x2 embalagens

Ovos x12

Bacalhau x1 (3 lombos)

Peito de frango x1 peito 

Carne picada 500g

Ervilhas congeladas x1 embalagem

Espinafres congelados x1

Manteiga x1 250g

Natas x1 embalagem

Natas de soja x1 embalagem

Mozarela ralada x1

Queijo parmesão x1

Arroz integral x1 500g

Feijão vermelho x1 500g

Farinha de esperta x1 500g

Massa fusilli x1 embalagem

Lentilhas x1 500g

Louro

Chia

Leite vegetal x1

Molho de tomate x2 (total de 900-1000ml)

Pasta de tomate x1

Molho inglês x1

Sementes de abóbora x1 embalagem

Cúrcuma x1

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: