fbpx

Abacate

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O abacate é considerado um superalimento e não é por acaso. É incrivelmente nutritivo e rico em vitamina K, folato, vitamina C, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina E, além de magnésio, cobre, ferro, zinco, fósforo e fibras. Além disso, o abacate é rico em gorduras saudáveis, que não só ajudam na absorção de vitaminas solúveis em gordura (vitaminas A, D, E e K) mas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro do bebé.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não. No entanto bebés e crianças com Síndrome de Alergia Oral possam ter reação a abacate*

Representa risco de engasgo: Não, mas o abacate tem de estar maduro o suficiente para estar macio mas não tão maduro que se desfaça na mão do bebé.

Como oferecer o abacate

BLW:

Servido cru, cortado na longitudinal em fatias da largura de 1 dedo (cortar o abacate ao meio e depois cada metade em 4 deve dar). Deixar a casca do lado mais largo para o bebé conseguir agarrar sem escorregar. Alternativamente pode envolver em amêndoa ou amendoim moído (ponto de farinha) ou em farinha de linhaça para não escorregar.

Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça (a partir dos 9 meses normalmente), cortar o abacate em pedaços pequenos. Pode continuar a passar o abacate em farinha de linhaça ou frutos secos moídos para ser mais fácil para o bebé agarrar.

Pode ainda amassar o abacate e servi-lo numa colher.

Introdução convencional: 

O abacate tem de estar maduro e pode ser amassado com um garfo e misturado com leite materno.

Outra opção é amassar o abacate e misturar com outra fruta. Banana e papaia é uma combinação deliciosa. Sirva um pouco da papa numa colher e dê a colher ao bebé. 

Para bebés mais velhos (+12 meses)

Pode cortar em pedaços, espetar um garfo e dar o garfo ao bebé para ele praticar o uso do garfo. 

Pode servir guacamole com palitos de cenoura cozido ou com croquetes, pataniscas ou hambúrgueres, para o bebé praticar molhar os alimentos no guacamole. 

Outra opção é cortar o abacate ao meio e dar ao bebé para ele comer com uma colher. Excelente para treinar a motricidade fina.

Pode encontrar receitas com abacate aqui.

*Uma nota sobre a Síndrome de Alergia Oral

Se o bebé ou criança tem alergia ao pólen e teve edema ou comichão na boca ou na garganta depois de comer frutas frescas ou vegetais crus, ele pode ter Síndrome de Alergia Oral (OAS). A OAS é normalmente uma condição temporária e relativamente leve, às vezes também chamada de Síndrome de Alergia Alimentar ao Pólen (PFAS). Alguns alimentos contêm proteínas semelhantes às proteínas do pólen das plantas: Pessoas com OAS geralmente são alérgicas a esses pólens das plantas. Quem tem alergia ao látex, também pode ter uma reação cruzada e OAS com certas frutas como banana, abacate, melão.

O sistema imunitário das pessoas com OAS confunde as proteínas de frutas ou vegetais com as proteínas do pólen das plantas, e elas experimentarão o mesmo tipo de reação.

Fonte: American Academy of Allergy, Asthma and Immunology https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/allergy-library/outdoor-food-allergies-relate

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: