fbpx

Abóbora

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

A abóbora, sazonal do outono e especialmente famosa no Dia das Bruxas, é um vegetal muito versátil.

A abóbora é um dos alimentos fornecedores de vitamina A. A sua cor alaranjada revela a presença de carotenoides (que também estão presentes, por exemplo, na cenoura, na batata-doce ou na manga). Os carotenoides têm atividade pró-vitamínica A, ou seja, no organismo podem ser convertidos a vitamina A.  Esta vitamina pertence à categoria das lipossolúveis. Isto quer dizer que a sua absorção é maximizada na presença de gorduras. Esta vitamina não só tem um papel no crescimento e desenvolvimento como também na função imunológica.

Há várias variedades de abóboras no mercado: abóbora menina, abóbora moranga, abóbora manteiga e abora hokaida são as mais comuns do mercado. A abóbora menina e moranga são normalmente usadas em sopas ou em receitas de caril. A abóbora manteiga é ótima para fazer puré ou assar, enquanto que a abóbora hokaida é ideal para fazer no forno.

Curiosidade: botanicamente a abóbora é classificada como um fruto mais especificamente como uma baga (como o tomate ou o abacate).

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Embora a abóbora pertença a família das Cucurbitaceae (à qual também pertence o melão e a melancia frequentemente associados a alergias alimentares) são raros os casos de alergia à abóbora enquanto fruto (relativamente às suas sementes a alergia é mais comum). Contudo, em teoria é possível desenvolver alergia a qualquer fruto.

Representa risco de engasgo: Baixo risco. Deve estar bem cozida, mas não excessivamente ao ponto de ser demasiado mole para o bebé conseguir pegar. Veja como sugerimos oferecer abóbora em baixo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer a abóbora

BLW:

Pode cozer a abóbora no vapor (método preferencial para originar menos perdas de micronutrientes), na água ou até mesmo assá-la. Comece por dar ao bebé a abóbora em fatias na forma de lua ou palitos. Pode ainda fazer purés e adicionar azeite (lembre-se que a gordura é essencial na absorção e vitamina A).

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode reduzir o tamanho e oferecer a abóbora em pedaços

Outra forma de oferecer abóbora é em puré. A abóbora tem um potencial infinito de utilizações: seja em sopas, purés, papas, até mesmo em panquecas, bolos ou croquetes confeccionados em casa.

Introdução convencional: 

Introduza a abóbora em purés: a abóbora deve estar bem cozida para conseguir ser amassada com um garfo até formar um puré. Pode adicionar leite materno (ou artificial) para obter a consistência necessária. Algumas combinações deliciosas com a abóbora:

Cebola refogada e coentros

Feijão preto e carne de vaca

Peixe, leite de coco e coentros

Cenoura ou batata-doce e gengibre

Lembre-se de evoluir a textura dos purés: comece por deixar alguns pedaços (pequenos) por amassar, vá deixando cada vez mais pedaços até oferecer a abóbora cozida em pedaços pequenos (ideal quando o bebé começa a fazer a pinça fina)

Pode encontrar receitas com abóbora aqui.

Escrito por:

Raquel Gomes, estudante de nutrição na Universidade do Porto e autora da página de Instagram Sem Papas e Bolos. Divide o tempo livre entre redação de artigos, criação de posts informativos e formações na área da nutrição. Adora ciência e comunicá-la é uma das suas paixões.

Fontes:

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: