fbpx

Este artigo faz parte do Glossário dos Alimentos de A a Z.

As ameixas podem ser introduzidas a partir dos 6 meses, contando que estejam maduras e bem macias. Se não estiverem, elas são firmes e escorregadias. Duas características que aumentam muito o risco de engasgo. Continue a ler para ver como preparar a ameixa para o bebé.

A ameixa é uma ótima fonte de fibras, que ajudam a regular o instestino, prevenir e aliviar a obstipação nos bebés. Tem também vitamina A, vitamina C, vitamina K e potássio em menor quantidade. Também contém antioxidantes.

A maior parte dos nutrientes e fibras da ameixa estão na casca. Mas a casca precisa ser removida até aos 12 meses para reduzir o risco de engasgo. Se quiser usar a ameixa com casca, coza, triture e faça uma papa de ameixa.

Existem muitas variedades de ameixas e algumas, por serem muito pequenas, não são apropriadas para bebés antes da pinça fina. Um exemplo, é a ameixa rainha cláudia.

A partir de que idade pode oferecer ameixa ao bebé?

A partir dos seis meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão. A ameixa deve estar madura e macia e deve ser oferecida sem casca e sem caroço.

Pode causar alergia?

Não é um alergénico comum. No entanto, se o bebé tiver Síndrome de Alergia Oral (OAS), também conhecida como alergia alimentar ao pólen, ele pode ter alguma reação quando comer ameixas. EM alguns casos, cozinhar a fruta ajuda a reduzir os sintomas da OAS.

Como em teoria qualquer alimento pode causa alergia, comece com uma quantidade pequena.

Representa risco de engasgo?

Sim. As ameixas são firmes e escorregadias, duas características que aumentam muito o risco dos alimentos. Garanta sempre que a ameixa está bem madura e macia o suficiente que consegue amassar com a ponta dos dedos.

Como oferecer ameixa ao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

Até aos 9-12 meses, corte a ameixa ao meio, retire o caroço e a casca e sirva uma metade ao bebé.

Se a ameixa não estiver macia o suficiente, escalde as metades com a casca durante alguns minutos (normalmente 2 a 4 minutos), deixe arrefecer, retire a casca com a ponta dos dedos e sirva ao bebé. Esta técnica também serve para retirar a casca de ameixas maduras com facilidade. Nesse caso, escalde apenas por 30 segundos a 1 minuto.

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, entre os 9 e os 12 meses, pode começar. a oferecer a ameixa (sempre madura e macia) em pedaços pequenos sem casca.

Introdução convencional

Coza a ameixa durante alguns minutos com um pouco de água e ofereça em forma de papa. Pode cozer com ou sem casca, triturar ou apenas amassar. O ideal é cozer com casca, uma vez que grande parte dos nutrientes e fibras se encontram na casca. Nesse caso, triture para garantir que não ficam pedaços grandes de casca soltos.

Pode oferecer a papa de ameixa sozinha, misturada com outra fruta, com o iogurte natural ou misturada a uma papa de cereais.

A partir dos 12 meses, pode oferecer a ameixa madura e macia, sem caroço, cortada ao meio mas com a pele, se sentir que o seu bebé já está pronto e claro, se você se sentir confortável. Ofereça sempre com supervisão de um adulto, e no início veja como o seu bebé come a ameixa. Se algum pedaço grande de pele se soltar, retire-o.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: