fbpx

Amoras

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As amoras são ricas em fibras (promove a saúde intestinal e previne a obstipação), vitamina C (fortalece o sistema imunitário; apoia a absorção de ferro não-heme), vitamina K e cobre. Também são uma boa fonte de zinco. 100 gramas de amoras contém 14% da dose diária recomendada de fibras para um adulto.

Amoras, de cor quase preta, são das melhores fontes de antioxidantes do planeta. contêm uma quantidade significativa de antioxidantes, como antocianinas, flavonóides e ácidos fenólicos. Os antioxidantes fornecem proteção contra radicais livres prejudiciais e o seu consumo tem sido associados a menores taxas de incidência e mortalidade de cancro e doenças cardíacas.

Curiosidade: As amoras são da família das Rosaceae, onde estão incluidas a maçã, cereja, pêssego, morango, rosa, framboesa. Essas frutas são ricas em compostos fenólicos e antioxidantes.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou assim que o bebé tiver todos os sinais de prontidão.

Pode causar alergia: Não é comum, mas as amoras fazem parte da família das Rosaceae (Maçã, cereja, pêssego, morango, rosa, framboesa), alguns dos quais estão associados a alergias, embora não pareça haver reação cruzada. Mas em teoria qualquer alimento pode causar alergia.

Representa risco de engasgo: Sim. As amoras têm formato redondo e muitas vezes são firmes, duas características que representam risco. A melhor forma é esmagar entre os dedos ou cortar em 4 na vertical. E oferecer sempre amoras maduras e macias.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer amoras

BLW :

As amoras são redondas e muitas vezes firmes (especialmente porque na parte de cima), duas características que representam risco de engasgo em alimentos. Especialmente as amoras pequenas, por isso prefira sempre amoras grandes e macias. Mas há algumas opções de torná-las seguras: Esmague a amora inteira entre os dedos ou corte em 4 na vertical.

Pode sempre esmagar as amoras com um garfo e oferecer o puré num prato para o bebé explorar com a mão ou numa colher.

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode continuar a oferecer as amoras grandes cortas em 4 ou em 8 e deixar que o bebé agarre com a ponta dos dedos.

A partir dos 12 meses a forma de oferecer amoras passa a ser dependente de cada bebé. Alguns bebés vão estar prontos para comer amoras inteiras mais cedo, outros (bem) mais tarde. Pode sempre continuar a oferecer ao meio ou em 4 sempre na vertical. Mas é importante que continue a oferecer amoras grandes e macias porque elas representam menor risco. As amoras pequenas e com tamanho mais próximo dos mirtilos, representam risco acrescido.

Introdução convencional:

Amasse as amoras com um garfo e ofereça ao bebé numa colher ou num prato para ele explorar com um garfo. Pode também misturar as amoras amassadas com iogurte ou papa de cereais.

Outra opção são sempre papas de fruta. Combine as amoras com outros frutos vermelhos, manga ou banana.

Pode encontrar receitas com amoras aqui.

Fontes:

Armentia, A. et al. “Blackberry ( Morus nigra ) anaphylaxis.” (2000).

Shang. 2003. Antioxidant Capacity of Berry Crops, Culinary Herbs and Medicinal Herbs. USDA.

Kwaasi, A., Parhar, R., Al‐Sedairy, S., Collison, K., Al‐Mohanna, F., Harfi, H. and Panzani, R. (1999), Allergy to date fruits: characterization of antigens and allergens of fruits of the date palm (Phoenix dactylifera L.). Allergy, 54: 1270-1277. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: