fbpx

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

A aveia é uma excelente fonte de hidratos de carbono. É rica em fibras (importante para prevenir a obstipação), ferro (desenvolvimento do cérebro e produção de hemoglobina), zinco (essencial para uma ampla variedade de processos celulares em todas as células) e magnésio , nutrientes tão importantes para o bebé. Também tem mais proteína e gordura que os restantes grãos e por isso uma ótima opção para incluir na dieta do bebé.

A aveia é um cereal naturalmente sem glúten mas se tem um bebé alérgico, precisa confirmar na embalagem se aparece sem glúten. Outra vantagem da aveia é ser extremamente versátil: pode ser usada em papas ou como substituto da farinha de trigo branca em qualquer receita, doce ou salgada.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Não. No entanto, qualquer alimento pode causa engasgo, tanto sólidos como líquidos.

Observações: A aveia é um dos alimentos que contém fitatos, ou ácido fítico, que prejudicam a absorção de nutrientes, como o zinco e cálcio. Por isso é importante demolhar e cozer a aveia em água para reduzir a quantidade desses anti-nutrientes, especialmente se for para um bebé. Deixe a aveia demolhada durante a noite e coza no dia seguinte em água antes de fazer a papa. Se não conseguir deixar durante a noite, qualquer tempo de demolho é melhor do que nada.

Como oferecer a manga

BLW:

Faça uma papa de aveia com fruta, sirva a papa numa colher e disponibilize a colher ao bebé. As pré-colheres da NumNum são fantásticas para a introdução alimentar. Pode também deixar o prato em frente ao bebé e deixa-lo explorar a papa com as mãos.

As papas de aveia, assim como qualquer papa na fase inicial de introdução alimentar, são uma ótima forma de introduzir alimentos que podem causar alergia como os frutos secos ou os derivados de leite: só precisa adicionar um pouco de manteiga de amendoim ou um pouco de iogurte à papa. Lembrando que deve se introduzir os alimentos que podem causar alergia em quantidade pequena, pela manhã e longe das sestas para observar reacção.

Alternativamente, pode dar aveia através de panquecas, muffins ou bolos para o bebé agarrar com as próprias mãos e comer por ele próprio. Temos várias receitas no blog. Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça, pode cortar as panquecas em pedaços pequenos ou continuar a oferece-las inteiras ou em tiras ao bebé.

Introdução convencional: 

A aveia é introduzida da mesma forma que em BLW, com papas de aveia. Lembre-se que é importante deixar o bebé explorar a comia com as mãos e comer sozinho, por isso deixe o bebé tocar na papa com as mãos, levar as mãos à boca. Ofereça também uma colher com papa para o bebé praticar levar a comida á boca.

Pode encontrar receitas com aveia aqui.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: