fbpx

Bacalhau

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O bacalhau, desde que fresco, pode ser introduzido a partir dos 6 meses. Evite oferecer bacalhau seco e salgado, porque mesmo depois de demolhar, tem quantidades elevadas de sal.

Existe bacalhau fresco à venda nas peixarias (incluindo a dos supermercados), e congelado, como bacalhau fresco da Iglo. Quando escolher o bacalhau fresco embalado, confirme sempre a quantidade de sal na tabela nutricional.

O bacalhau contém vitamina D, um nutriente muito importante (fortalecimento dos ossos) e normalmente deficiente em bebés. Também é uma fonte excelente de ácidos gordos ômega-3, proteína, vitamina B12 e iodo (desenvolvimento do cérebro e suporte do sistema imunológico).

Mas como acontece com outros peixes, o bacalhau tem níveis elevados de metilmercúrcio, e por isso deve ser consumido com moderação, especialmente por grávidas, bebé e crianças.

O metilmercúrio nos peixes

O metilmercúrio (MeHg) é altamente tóxico e é especialmente perigoso para o feto e bebés pequenos. O sistema nervoso em desenvolvimento é particularmente sensível ao MeHg, e os danos cerebrais são mais susceptíveis de ocorrer desde a fase embrionária até à adolescência do que num adulto. Há vários dados que revelam os efeitos de doses altas de MeHg no desenvolvimento neurológico do feto e crianças (atraso mental, paralisia cerebral, surdez, cegueira e disartria).

O peixe é o alimento que mais nos expõe ao metilmercúrio, sendo o bacalhau um dos peixes com maiores níveis de mercúrio segundo a European Food Safety Authority (EFSA; ver fontes). Por isso, é importante oferecer o bacalhau com moderação, especialmente a bebés e crianças.

Mas o peixe não deve ser evitado e sim consumido com moderação. Também deve preferir peixes com menores níveis de mercúrio. De acordo com dados da ESFA, o consumo de cerca de 1–2 porções de frutos do mar ou peixe por semana e até 3–4 porções por semana durante a gravidez foi associado a melhores resultados funcionais do neuro desenvolvimento em crianças, em comparação com a ausência de frutos do mar.

A partir de que idade pode oferecer bacalhau ao bebé?

A partir dos 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão. Deve ser oferecido com moderação por causa do mercúrio.

O bacalhau pode causar alergia?

Sim, o peixe é um dos alergénicos comuns. Como com todos os alergénicos, comece com quantidades pequenas e evolua gradualmente. Para saber mais como introduzir alergénicos, consulte este artigo. Na maioria dos casos, a alergia ao peixe não se resolve na infância e costuma durar a vida toda.

Se há histórico de alergia a peixes e/ou frutos do mar na vossa família ou suspeita que seu bebé possa ser alérgico a peixe, não ofereça bacalhau (nem nenhum peixe ou fruto do mar) antes de falar com pediatra ou profissional de saúde que acompanha o bebé.

Representa risco de engasgo?

Não é comum. No entanto as espinhas do peixe são. Por isso certifique-se sempre que o peixe não tem nenhuma espinha.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como introduzir o bacalhau ao bebé

BLW:

Grelhe, asse o coza o lombo do bacalhau fresco e retire uma tira da largura de 1 a 2 dedos de um adulto. Este formato é o mais fácil para o bebé agarrar com a mão, especialmente nos primeiros meses da introdução da alimentação complementar. Não se preocupe se o bebé desfizer o peixe com as mãos. No início, eles agarram os alimentos com a mão inteira, então é muito natural que esmaguem os alimentos.

Se não conseguir cortar o peixe em tiras, retire lascas grandes do peixe já cozinhado. Certifique-se sempre que o peixe não tem espinhas. Outra opção é desfiar o bacalhau fresco e oferecer sozinho, ou mistura-lo a um puré ou papa de cereal, como um cuscuz ou bulgur por exemplo.

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, normalmente entre os 9 e os 12 meses, pode continuar a oferecer o peixe em tiras ou desfiar e deixar pedaços grandes o suficiente para o bebé conseguir agarrar com as mãos.

Outra opção é oferecer o peixe em pataniscas, croquetes ou hambúrgueres. Veja algumas das receitas que temos no blog:

Introdução convencional:

Pode oferecer o bacalhau fresco triturado com a sopa, ou servi-lo desfiado e misturado com a sopa já triturada ou com um puré. Comece por desfiar bem o peixe e vá desfiando em pedaços cada vez menores para o bebé poder sentir a textura.

Outra opção é oferecer o peixe desfiado sozinho, acompanhado com purés ou alimentos amassados. Uma sugestão para a refeição do bebé aos 6 meses: Peixe desfiado, puré de abóbora com leite materno e coentros, batata amassada e brócolos amassados.

Veja receitas com bacalhau fresco aqui.

Fontes:

EFSA. 2012. Mercury in food – EFSA updates advice on risks for public health

EFSA. 2015. Statement on the benefits of fish/seafood consumption compared to the risks of methylmercury in fish/seafood

ASAE. 2004. Riscos do consumo de peixe: metilmercúrio

ASAE. 2004. Contaminação do peixe com mercúrio

Zahir F, Rizwi S, Haq S, Khan R. Low dose mercury toxicity and human health. Environ. Toxicol.& Pharmacol. 2005; 20:351-360

Sharp, M.F., Lopata, A.L. Fish Allergy: In Review. Clinic Rev Allerg Immunol 46, 258–271 (2014). https://doi.org/10.1007/s12016-013-8363-1

New Food Allergy Guidelines for Pediatricians

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: