fbpx

Banana

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Um dos alimentos mais populares do mundo, a banana contém vários nutrientes como potássio (ajuda a manter os níveis de fluidos no corpo e regula o movimento de nutrientes e produtos residuais para dentro e para fora das células), vitamina B6, vitamina C, manganês, cobre e magnésio. As bananas, nomeadamente as bananas não maduras, contém um tipo de fibras chamadas amido resistente, que escapa da digestão e termina no intestino grosso, onde se torna alimento para as bactérias boas do intestino (atuam como prebióticos). Aprenda como oferecer banana ao bebé em baixo.

A banana também é um alimento super versátil: pode ser usada para adoçar receitas, para substituir ovos em receitas de bolos e muffins e para dar consistência às papas.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: A alergia à banana é rara, especialmente em crianças. A alergia à banana ocorre mais comumente em conjunto com a alergia a outros alimentos, apresentando-se como um dos dois tipos de síndrome de alergia oral (afetando a boca ou a garganta): síndrome do pólen alimentar e síndrome do látex alimentar. Mas no caso de alergia alimentar à banana, os sintomas podem ser mais sérios. As pessoas alérgicas a banana, podem também reagir ao abacate, kiwi ou frutos secos.

Representa risco de engasgo: Não, mas é comum relatos de mães sobre os bebés terem ficado aflitos ou precisado de ajuda para tossir um pedaço maior de banana. Veja como sugerimos oferecer banana em baixo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer a banana

BLW:

A vários cortes de banana na internet, mas na nossa opinião a melhor forma de oferecer banana é pressionar uma das extremidades e separar a banana em três tiras. Pode também oferecer a banana inteira ou cortada ao meio com casca em um dos lados para o bebé agarrar e levar à boca.

Outra forma de oferecer banana é amassa-la e oferecer numa colher. As colheres da NumNum são ótimas nesta fase.

Quando o bebé começa a fazer pinça fina, pode cortar a banana em pedaços menores (rodelas de banana cortadas em 4 por exemplo).

A banana é maravilhosa para fazer panquecas e muffins para bebés e pode ser incluída em receitas assim que o bebé tiver sido exposto a banana separadamente. A banana também serve de

Introdução convencional: 

Introduza a banana amassada sozinha ou misturada a outras frutas. A banana fica deliciosa com quase qualquer fruta e é ótima para dar consistência a outros purés de fruta. Algumas combinações:

Banana e manga

Banana e frutos vermelhos

Banana e abacate

Banana, abacate e laranja

Banana, papaia e manga

Veja mais ideias de combinações para as papas no nosso Guia das Primeiras Papas.

A banana oxida muito rapidamente, então se fizer a papa e o bebé não consumir logo, pingue algumas gotas de limão. Isso irá prevenir que a papa fique escura.

Pode encontrar receitas com banana aqui.

Fontes:

Anaphylaxis Campaign UK – Banana

Soili Mäkinen-Kiljunen, Banana allergy in patients with immediate-type hypersensitivity to natural rubber latex: Characterization of cross-reacting antibodies and allergens, Journal of Allergy and Clinical Immunology, Volume 93, Issue 6, 1994, Pages 990-996, ISSN 0091-6749, https://doi.org/10.1016/S0091-6749(94)70046-X.

Olivos-Lugo BL, Valdivia-López MÁ, Tecante A. Therm.al and physicochemical properties and nutritional value of the protein fraction of Mexican chia seed (Salvia hispanica L.). Food Sci Technol Int. 2010 Feb;16(1):89-96. doi: 10.1177/1082013209353087. Epub 2010 Feb 5. PMID: 21339125.

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: