fbpx

Batata-doce

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As batatas-doce são super nutritivas: são uma das melhores fontes de vitamina A (importante para o desenvolvimento da visão), vitamina C (importante para o sistema imunitário), vitamina B6 (necessária para o desenvolvimento adequado do cérebro), potássio, manganês (importante para o crescimento, desenvolvimento e metabolismo). É um primeiro alimento muito popular e os bebés costumam gostar.

Há três tipos de batata-doce: amarela, laranja e roxa. E embora elas tenham um perfil nutricional semelhante, elas são bem diferentes em termos de fito-nutrientes. A batatas-doce laranja é rica em carotenóides, que funcionam como fonte de vitamina A (retinol) no corpo (importante para o sistema imunnitário e saúde ocular). Em contraste, a batata-doce roxa é ricas em antocianinas, um antioxidante potente, que lhes confere sua cor rica e vibrante (o mesmo que está presente nos mirtilos).

Apesar de ter imensos nutrientes, é preciso ser consumida com moderação porque de acordo com dados dos Estados Unidos, a batata doce contém vestígios de metais tóxicos, como o chumbo. Um estudo de 2017 da Environmental Defense Fund, descobriu vestígios de chumbo em 86% da amostra de batata-doce. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, “A chave para prevenir a toxicidade do chumbo em crianças é reduzir ou eliminar fontes persistentes de exposição ao chumbo no seu ambiente.”. Estou a investigar esta questão do chumbo para a Europa (e se verifica da mesma forma que nos Estados Unidos), mas até lá mantenho este aviso aqui.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Não, mas precisa estar bem cozida. Para saber se está bem cozida tem que conseguir esmagar a batata com a ponta dos dedos ou entre a língua e o céu da boca.

Como oferecer a batata-doce

BLW:

Comece por oferecer o a batata-doce em palitos sem casca com a largura de um dedo de um adulto. Pode cozer em água, no vapor ou assar no forno. Se assar, experimente temperar com ervas aromáticas.

Alternativamente pode oferecer puré de batata doce. Só precisa cozer a batata, amassar com um garfo e juntar um pouco de leite materno, leite artificial ou mesmo água e um pouco de azeite.

A partir do momento que o bebé começar a fazer o movimento de pinça (normalmente a partir dos 9 meses), pode cortar a batata-doce cozida ou assada em pedaços e oferecer para o bebé agarrar com a ponta dos dedos ou espetar um pedaço com um garfo apropriado e dar ao bebé para ele praticar o uso dos talheres. Pode continuar a oferecer batata-doce em puré ou em palitos.

Introdução convencional: 

Amassar a batata-doce com uma colher, adicionar um pouco de leite materno ou leite artificial e servir com uma colher e dar a colher ao bebé. Depois de introduzir os derivados de leite de vaca, pode misturar um pouco de iogurte ou um pouco de manteiga ao puré.

A batata doce fica deliciosa com carne de vaca. Pode cozer carne num caldo de vegetais, depois usar esse caldo para fazer o puré e servir o puré misturado com a carne picada (só precisa cozer até desfiar e depois cortar com um garfo para ficar em pedaços bem pequenos.

Pode encontrar receitas com batata-doce aqui.

Fontes:

Environment Defense Fund – Lead in food: A hidden health threat. 2017

American Academy of Pediatrics – Prevention of Childhood Lead Toxicity. 2016

Khoo, Azlan, Tang and Lim. Anthocyanidins and anthocyanins: colored pigments as food, pharmaceutical ingredients, and the potential health benefits. Food Nutr Res. 2017; 61(1): 1361779.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: