fbpx

Neste artigo falamos sobre a introdução da beringela na alimentação do bebé. Para saber com que idade pode oferecer beringela na introdução alimentar, como oferecer em BLW e se há risco de alergia, continue a ler.

Embora não seja um alimento comum na introdução alimentar, a beringela pode sim ser oferecida a bebés desde os seis meses.

A beringela contém uma boa quantidade de fibras, e várias vitaminas e minerais: vitaminas do complexo B, como vitamina B6 e B9 (folato), e também magnésio, potássio, vitamina K e vitamina C.

Também é uma fonte fantástica de compostos fenólicos e antocianinas (que são responsáveis pela cor da beringela), e que tem efeito antioxidante. Os antioxidantes estão associados a vários benefícios para a saúde.

Mas, na minha opinião, o mais interessante da beringela é o seu sabor amargo. Nascemos com preferência pelo sabor doce, por isso é fundamental expor o bebé a outros sabores, como o sabor amargo, desde cedo para um desenvolvimento harmonioso do paladar.

Se vai começar ou começou recentemente a introdução alimentar do seu bebé e sente-se perdida ou precisa de inspiração, veja o nosso curso de introdução alimentar. 100% on-line, 100% prático! Receitas, vídeos de cortes de alimentos, ideias de refeições e muito muito conteúdo de vídeo para ajudá-la neste momento que tem tanto de importante como de desafiante! Saiba mais aqui.

A partir de que idade pode oferecer beringela ao bebé?

A beringela pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

O couscous pode causar alergia?

Não é comum. No entanto, pessoas com síndrome de alergia oral e pessoas alérgicas ao latex, podem reagir à beringela. Como, em teoria, qualquer alimento pode causar alergia, comece sempre com quantidades pequenas.

Representa risco de engasgamento?

Não. A casca, por ser rija, pode causar algum desconforto no bebé. No entanto, a casca ajuda a manter o pedaço de beringela intacto, o que é vantajoso, especialmente no início da introdução alimentar.

Como oferecer beringela ao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

Os cortes mencionados neste artigo são sugestões. Cada bebé desenvolve ao seu tempo e é muito importante observar o seu bebé e ajustar o corte de acordo com o desenvolvimento do seu bebé.

6 aos 9+ meses:

Nesta fase, a melhor forma de oferecer a beringela é em tiras largas. Corte uma beringela ao meio na vertical e depois cada metade em tiras. Regue com um pouco de azeite e leve a assar no forno até ficar macia. Não corte tiras muito finas porque elas encolhem depois de assadas. A casca ajuda a manter a tira intacta, e ajuda na hora do bebé comer sozinho, mas é totalmente opcional usar a casca.

Outra opção é cortar a beringela sem casca em rodelas da largura de um dedo de um adulto e cozer, grelhar ou assar com azeite! Pode também usar especiarias, como pimentão doce, páprica ou cominhos, que combinam muito bem com beringela!

Outras opções para oferecer beringela:

  • Babaganoush (beringela assada inteira e depois a polpa triturada)
  • Almôndegas de beringela
  • Picada e refogada com molho de tomate, num estufado de beringela

9 aos 12 meses:

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode começar a cortar a beringela em pedaços menores para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. Pode assar, grelhar ou saltear a beringela. Com pedaços menores, se a casca não ficar macia, prefira retira-la antes de cozinhar ou servir ao bebé.

Introdução convencional

6 a 8 meses: 

Faça puré de beringela para o seu bebé! Asse uma beringela inteira até. esta bem macia e depois triture a polpa com azeite e um dente de alho. Evite misturar outros alimentos para o bebé conhecer o sabor amargo da beringela.

Incentive o seu bebé a alimentar-se sozinho. Sirva a sopa ou puré com a colher do bebé e ofereça a colher ao bebé na vertical. As pré-colheres de NumNum são ótimas nesta fase.

+9 meses ou após adquirir a pinça fina: 

Nesta fase, caso ainda não o tenha feito, é importante introduzir textura à alimentação do bebé. Core a beringela em cubos sem casca e faça um estufado ou asse-a com um pouco de azeite. Ofereça ao bebé para ele praticar o movimento de pinça fina.

Depois dos 12 meses

Nesta fase pode oferecer a berngela como quiser! Em estufados, no caril, assada com especiarias, panadas no forno (a nossa forma favorita!), na moussaka ou faça beringela recheada! E se ainda não o fez, esta é a altura certa para começar a introduzir o garfo!

Fontes:

Sadilova E, Stintzing FC, Carle R. Anthocyanins, colour and antioxidant properties of eggplant (Solanum melongena L.) and violet pepper (Capsicum annuum L.) peel extracts. Z Naturforsch C J Biosci. 2006 Jul-Aug;61(7-8):527-35. doi: 10.1515/znc-2006-7-810. PMID: 16989312.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: