fbpx

Os brócolos são vegetais da família Brassicaceae, a mesma família da couve-flor, couve de bruxelas, repolho e nabiças. São um alimentos muito popular entre mães e pais que fazem baby-led weaning. Isto porque os brócolos já vêm num formato perfeito para as mãos pequeninas do bebé, não é preciso ter nenhum cuidado especial com o corte.

O brócolos é um alimento espetacular em termos nutricionais. São uma fonte excelente de vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B como B6 e B9 (folato). Mas contém praticamente todos os nutrientes, incluindo ferro e zinco, que são dois sais minerais essenciais para um crescimento e desenvolvimento ideais dos bebés.

Curiosidade: O brocollini (ou bimis) é obtido através do cruzamento dos brócolos com o gai lan asiático.

A partir de que idade pode oferecer brócolos ao bebé?

O brócolos pode ser oferecido a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

Pode causar alergia?

A alergia aos brócolos é rara. Como em teoria, qualquer alimento pode causar alergia, comece sempre por introduzir quantidades pequenas e evolua gradualmente.

Representa risco de engasgo?

O risco de engasgo dos brócolos é baixo se bem cozidos (até ficarem macios). Os talos, pelo formato podem representar risco se não estiverem macios. Os bebés normalmente agarram pelo talo e comem só a parte das flores, mas como com todos os alimentos, nunca deixe o seu bebé comer sem supervisão.

Como oferecer brócolosao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

Os brócolos são muito fáceis de preparar. Só precisa retirar um florete grande o suficiente para o bebé agarrar com a mão e depois cozê-lo no vapor ou em água até estar suficientemente macio. Não se esqueça que o talo também tem de estar macio!

Alternativamente, pode cozer o brócolos, amassar com um garfo e oferecer numa colher, como as pré-colheres da NumNum.

Corte dos brócolos antes (esq.) e depois (dir.) da pinça fina.

Assim que o bebé começar a fazer a pinça fina, pode reduzir o tamanho dos floretes (como na foto acima à direita) para o bebé conseguir agarrar com a ponta dos dedos.

Dica: não deite os talos de brócolos fora. Use-os na sopa, picados no arroz ou assados em tiras.

Introdução convencional

Use os brócolos na sopa ou faça um puré de brócolos. Quando fizer sopa de brócolos, evite adicionar muitos ingredientes, especialmente se forem vegetais com sabor doce, para não mascarar o sabor dos brócolos.

A partir dos 9-12 meses, quando o bebé já fizer a pinça fina, pode começar a oferecer floretes pequenos bem cozidos.

Depois dos 12 meses

Continue a oferecer brócolos cozidos, mas à medida que o bebé vai crescendo pode ir reduzindo o tempo de cozimento. Varie também a forma como oferece os brócolos: cozidos, assados, salteados…

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: