fbpx

Camarão

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O camarão é um dos alimentos mais esquecidos na introdução da alimentação complementar e normalmente fica no final da lista de alimentos a introduzir. E não é por acaso. A alergia ao camarão é a mais comum em adultos e uma das mais comuns em crianças.

Embora possa esperar até aos 12 meses para introduzir o camarão na alimentação do seu bebé, pode introduzi-lo antes com moderação. A recomendação mais recente, é na verdade, para a introdução precoce de alergénicos alimentares. Pode saber mais sobre como introduzir esses alimentos neste artigo.

A nível nutricional, o camarão é fonte excelente de proteína. É também muito nutritivo: é rico em selénio, vitamina B12, colina e zinco. É ainda fonte de ácidos gordos da série ómega 3 e ómega 6, tão importantes para o desenvolvimento neurológico do bebé.

O camarão tem menos concentração de mercúrio do que a maior parte dos peixes e por isso é uma opção interessante. Mas também tem uma quantidade grande de sal e por isso deve ser oferecido com moderação antes dos 12 meses.

Curiosidade: O aumento do consumo do camarão, fez com que houvesse cada vez mais oferta de camarão criado em viveiro nos supermercados. Existe muito receio em relação ao camarão de viveiro, especificamente o uso de antibióticos na sua produção e consequente risco para a saúde. Mas um estudo de 2018 concluiu que camarões cultivados em cativeiro e importados para a União Europeia não são menos seguros do que qualquer outro fruto do mar.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão. Mas com moderação por causa da quantidade de sal.

Pode causar alergia: Sim, o camarão é um alergénio comum. Se quiser saber mais sobre a introdução de alimentos frequentemente associados a reações alérgica, consulte este post.

As alergias ao marisco costumam durar toda a vida. Cerca de 60 por cento das pessoas com alergia a frutos do mar experimentam a sua primeira reação alérgica a frutos do mar em idade adulta.

Representa risco de engasgo: Sim. A textura tipo borracha e o formato do camarão inteiro representa risco elevado de engasgo. Veja como oferecer camarão ao bebé em baixo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer o camarão

Por ser um alergénico comum, deve começar sempre com quantidade pequena e evoluir gradualmente. Também deve oferecer o camarão das primeiras vezes pela manhã e longe da sesta.

Certifique-se sempre que o camarão está bem cozinhado e prefira consumir em casa ou em locais seguros e da sua confiança.

BLW:

O camarão inteiro representa risco de engasgo assim como o camarão cortado na horizontal. Por isso corte sempre o camarão na vertical e ofereça fatias finas para o bebé segurar com a mão e levar à boca.

Também pode picar o camarão cozido ou grelhado com um garfo e faca e oferecer assim picado. Misture com um pouco de iogurte ou iogurte grego para ser mais fácil o bebé comer. Às vezes gosto de adicionar uma pitada de pimentão doce ou cebolinho picado para dar sabor.

Sirva um pouco do paté de camarão numa pré-colher da NumNum e dê a colher para a mão do bebé.

Quando o bebé fizer a pinça fina, pode começar a cortar o camarão em pedaços pequenos. Para isso, corte o camarão na vertical e depois corte cada fatia em pedaços pequenos.

Outraa opções para introduzir o camarão:

  • Picado numa omelete
  • Em hambúrguer/croquete

A partir dos 12 meses, é assim que for ganhando confiança nas habilidades do seu bebé, pode começar a deixar os pedaços maiores e servir num garfo por exemplo. A idade em que começa a aumentar os pedaços vai depender do bebé e da exposição a texturas. Alguns bebés estão prontos antes do que outros.

Continue a não cortar o camarão na horizontal porque representa risco de engasgo. A partir dos 2 anos, ou próximo dos 2 anos, alguns bebés já vão estar prontos para comer camarões inteiros. Ninguém conhece melhor o seu bebé do que você por isso você saberá quando ele estiver pronto.

Introdução convencional:

O camarão pode ser incluído em sopas ou pode picar bem um camarão cozido com um garfo e faca e misturar um pouco com um puré ou um cereal. Certifique-se que o sabor combina bem com camarão. Algumas sugestões:

  • Sopa de tomate, batata-doce e camarão
  • Puré de courgette e alho francês com camarão
  • Sopa ou puré de espargos e camarão

Veja receitas com camarão aqui.

Escrito por:
Raquel Gomes, estudante de nutrição na Universidade do Porto e autora da página de Instagram Sem Papas e Bolos. Divide o tempo livre entre redação de artigos, criação de posts informativos e formações na área da nutrição. Adora ciência e comunicá-la é uma das suas paixões.

Fontes:

Newton R., Little D. 2019. Assessment and communication of the toxicological risk of consuming shrimp in the EU. Journal of Aquaculture. Volume 500, 1 February 2019, Pages 148-159.

European Food Safety Authority – Safety of shrimp peptide concentrate as a novel food pursuant to Regulation (EU) 2015/2283

Food Allergy Research and Education – Shellfish allergy

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: