A cenoura é um alimento muito usado na introdução da alimentação complementar, principalmente em introdução tradicional. Quando falamos em BLW, a cenoura parece ser um desafio para muitas mães e pais por causa do ponto de cozimento. Continue a ler para aprender como preparar a cenoura de forma segura.
A cenoura é rica em vários nutrientes, como biotina, vitamina B6, vitamina K e potássio. Mas o maior benefício das cenouras é que elas são uma das melhores fontes de beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A, tão importante para o desenvolvimento e saúde ocular e para o sistema imunitário.
Curiosidade: Não é comum encontrar as cenouras com rama, mas quando encontrar não deite fora! Pode usar a rama no pesto, nos refogados ou mesmo na sopa.
A partir de que idade pode oferecer cenoura ao bebé?
A cenoura pode ser oferecida a partir dos 6 meses, mas nunca crua. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.
Pode causar alergia?
A alergia à cenoura é rara, mas existem relatos. Pessoas com síndrome de alergia oral, nomeadamente com alergia ao pólen da Bétula, podem reagir à cenoura. No entanto, e de acordo com a ACAAI, os bebés e crianças pequenas (antes dos 3 anos) não desenvolvem síndrome de alergia oral.
Representa risco de engasgo?
Sim. A cenoura tem textura firme e crua (ou mal cozinhada) representa risco elevado de engasgo. As cenouras baby representam risco acrescido pelo seu formato. Em baixo, explicamos como preparar a cenoura
Como oferecer cenoura ao bebé?
Baby-led weaning (BLW)
A cenoura é firme e por isso representa risco de engasgo crua, ou mesmo cozinhada se não estiver macia o suficiente.
Pode cozer a cenoura em água ou no vapor, ou assá-la. Independentemente da forma como escolhe preparar a cenoura é fundamental que teste sempre se a cenoura está bem cozida antes de servir. Para isso deve pressionar a cenoura entre as pontas do polegar e do indicador ou entre a língua e o palato. Tem de conseguir amassar com facilidade mas a cenoura não deve desfazer-se na mão.
Até o bebé conseguir fazer a pinça fina, pode oferecer a cenoura em palitos largos o suficiente par ao bebé agarrar. Isto é um conselho pessoal, mas com a cenoura pode preferir tamanhos maiores (ver foto em baixo).

Escolha uma cenoura média-grande, descasque-a e corte-a ao meio na horizontal. Coloque água numa panela e leve ao lume. Quando ferver acrescente a cenoura e coza em água a ferver durante 30 minutos. Este tempo é uma estimativa para uma cenoura de mais ou menos 150 gramas. Teste sempre a cenoura com um garfo antes de retirá-la. Retire a cenoura e deixe arrefecer. Depois faça pressão com o polegar na extremidade mais larga. A cenoura deve separar-se em duas metades como na foto. Se não conseguir, o mais provável é que a cenoura não esteja cozida o suficiente. Antes de servir ao bebé, teste se a cenoura está bem cozida pressionando entre a ponta do polegar e do indicador.
Alternativamente, pode cozer bem a cenoura e amassar com um garfo em puré. Ofereça o puré numa colher para incentivar o bebé a alimentar-se sozinho. As colheres da NumNum são ótimas para esta fase inicial da introdução da alimentação complementar.
Pode também oferecer cenoura crua ralada. Como o bebé vai ter dificuldade em agarrar os pedaços de cenoura, pode misturar com os “croquetes” de arroz ou com papas. Esta é a única forma segura de oferecer cenoura crua.
Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode reduzir o tamanho. A cenoura precisa continuar a ser cozida nesta fase. Cuidado também com o formato dos pedaços. Pode cortar a cenoura em pedaços pequenos da seguinte forma: corte a cenoura em fatias na horizontal e depois corte as fatias em 4. Coza a cenoura antes ou depois de cortar. Pode também oferecer a cenoura cozida ou assada em palitos menores, da largura de um dedo.
Dica: acrescente especiarias antes de assar a cenoura. Algumas ideias: cominhos, pimentão doce, curcuma, canela.
Introdução convencional
Use a cenoura em sopas ou papas. A cenoura é um vegetal com sabor doce, e pode mascarar o sabor amargo de outros vegetais. Por isso é importante não usá-la em todas as sopas do bebé. Outra opção é cozer a cenoura e oferecer em puré com um pouco de leite materno. À medida que o bebé for crescendo, vá deixando alguns pedaços no puré (que não representem risco de engasgo) para dar alguma textura ao puré.
Depois dos 12 meses
Continue a não oferecer cenoura crua mesmo depois dos 12 meses porque continua a representar risco de engasgo – a não ser que seja ralada. Mais próximo dos 2 anos, muitos bebés já estão preparados para consumir cenoura crua. Se sente que o seu bebé está preparado, comece por oferecer palitos muito finos de cenoura.
Fontes:
ACAAI – Food Pollen Allergy Syndrome
AAAAI – Oral Allergy Syndrome (OAS) or Fruit Pollen Syndrome
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.