fbpx

Cerejas

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As cerejas são especialmente uma boa fonte de vitamina C (importante para fortalecer o sistema imunitário e ajudar na absorção do ferro), potássio (necessária para a contração muscular, função nervosa, regulação da pressão arterial) e fibras (importante para regular o sistema digestivo). Além disso, as cerejas contêm vários anti-oxidantes e polifenóis.

A partir de que idade pode oferecer cerejas ao bebé?

A partir 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão desde que oferecida esmagada ou em puré ou papa. Ver como oferecer em baixo.

Pode causar alergia?

Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causar alergia, por isso comece sempre com quantidades menores e evolua gradualmente.

Representa risco de engasgo?

Sim as cerejas são firmes e redondas, duas características que representam risco elevado de engasgo. Além disso, o caroço também representa risco de engasgo elevado então ofereça sempre cerejas descaroçadas.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer cerejas

BLW:

As cerejas são pequenas e redondas e por isso a única forma segura de oferece-las antes do bebé fazer a pinça fina é esmagadas, em puré ou em papas. Isto porque o bebé consegue manipular na boca aquilo que consegue manipular na mão. No início, o bebé agarra os alimentos com a mão toda, e é por isso que oferecemos alimentos maiores.

Algumas opções para oferecer cereja no início da introdução da alimentação complementar:

  • Esmagadas: descaroce, corte e esmague as cerejas com um garfo ou triture. Ofereça assim ao bebé para ele explorar. Se estiver muito líquido e for difícil para o bebé comer, pode servir por cima de um pouco de iogurte grego ou mascarpone.
  • Em puré: Coza as cerejas descaroçadas com um pouco de água e depois triture. Pode adicionar outra fruta ou iogurte ao puré.
  • Em papas: Faça uma papa de aveia ou outro cereal com cerejas. Veja a receita aqui.

A partir dos 9 meses, ou quando bebé começar a fazer a pinça fina, pode retirar o caroço da cereja e oferece-la cortada em 4 ou mais pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos.

Mais próximo dos 2 anos, e sempre dependendo do bebé, pode começar a oferecer cerejas inteiras descaroçadas. Lembre-se da importância de ensinar o bebé a mastigar e a dar mordidas pequenas nos alimentos.

Introdução convencional: 

A introdução alimentar convencional é feita da mesma forma que a introdução com BLW antes do bebé fazer a pinça fina. Veja acima as sugestões.

Pode encontrar receitas com cerejas aqui.

Fontes:

Ferretti G, Bacchetti T, Belleggia A, Neri D. Cherry antioxidants: from farm to table. Molecules. 2010;15(10):6993-7005. Published 2010 Oct 12.

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: