fbpx

Chia

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As sementes de chia estão entre os alimentos mais saudáveis que existe. São uma excelente adição à dieta de qualquer bebé e criança, mas especialmente importantes na alimentação de bebés com dietas vegan. As sementes de chia são uma fonte maravilhosa de fibras (importante para a o sistema digestivo saudável, prevenir e tratar a obstipação), proteínas e ácidos graxos ômega-3. São também fonte de cálcio (essencial para ossos, músculos e nervos), manganês (contribui para a saúde óssea e manutenção do tecido), fósforo, cobre, selênio, ferro, zinco, magnésio, e vitaminas do complexo B.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Não é comum, mas pode acontecer. Em 2009, a EFSA expressou a incerteza relacionada à potencial alergenicidade das sementes de chia e observou a reatividade cruzada em pacientes alérgicos a amendoim e sésamo. Dois estudos de caso posteriores (García Jiménez et al., 2015; e Tomas ‐ Pérez et al., 2018) indicam que podem ocorrer reações alérgicas ao consumo de sementes de chia.

Representa risco de engasgo: A chia seca não deve ser oferecida a bebés, uma vez que a chia pode expandir em contacto com a saliva. Veja as formas seguras de oferecer chia em baixo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer a chia

BLW:

A chia pode ser oferecida de três formas:

  1. Em gel misturada ao iogurte ou papa.
  2. Triturada com as papas
  3. Adicionada a receitas de bolos, muffins, croquetes, panquecas.

Para fazer gel de chia só precisa hidratar 1 medida de sementes de chia em 3 medidas de água e esperar que a chia hidrate e forme o gel. Depois só precisa juntar um pouco do gel ao iogurte ou papa. Lembre-se sempre de começar com quantidades pequenas.

A forma de oferecer chia não se altera com a idade. A partir dos 12 meses continue a oferecer a chia da mesma forma. Pode também introduzir pudins de chia, que têm uma consistência muito interessante para o bebé experimentar.

Introdução convencional: 

A introdução das sementes de chia é feita da mesma forma que em baby-led weaning: misturada ao iogurte ou papas em gel ou trituradas.

Promova sempre a autonomia do bebé e deixe-o comer sozinho. Para isso faça papas mais consistentes ou use iogurte grego para o bebé conseguir comer sozinho mais facilmente.

Pode fazer ainda a nossa receita de doce de morango e chia (sem açúcar) e misturar às papas. A chia dá consistência às papas.

Pode encontrar receitas com chia aqui.

Fontes:

EFSA Panel on Nutrition, Novel Foods and Food Allergens (EFSA NDA Panel). Safety of chia seeds (Salvia hispanica L.) as a novel food for extended uses pursuant to Regulation (EU) 2015/2283. 17 April 2019. doi 10.2903/2019.5657

European Food Safety Authority (EFSA). Opinion on the safety of ‘Chia seeds (Salvia hispanica L.) and ground whole Chia seeds’ as a food ingredient. 03 April 2009. doi/10.2903/2009.996

Olivos-Lugo BL, Valdivia-López MÁ, Tecante A. Therm.al and physicochemical properties and nutritional value of the protein fraction of Mexican chia seed (Salvia hispanica L.). Food Sci Technol Int. 2010 Feb;16(1):89-96. doi: 10.1177/1082013209353087. Epub 2010 Feb 5. PMID: 21339125.

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: