fbpx

Os dióspiros são uma fruta típica do outono e são populares pelo seu sabor doce. Começam a aparecer à venda no mês de outubro e podemos comê-los até início de dezembro. Existem duas variedades de dióspiros: os de colher (mais macios e avermelhados) e os de roer (mais rijos e de cor laranja).

Nutricionalmente, os. dióspiros são uma fonte fantástica de fibras e vitamina C. A vitamina C tem um papel fundamental na alimentação do bebé porque promove a absorção de ferro de fontes vegetais (não heme). Além disso, é importante para um sistema imunitário saudável. Além disso, são também ricos em vitamina A, manganês, potássio e vitaminas do complexo B. São também fonte de taninos (polifenóis)

Curiosidade: Se o dióspiro não estiver maduro, causa adstringência na boca (uma sensação de boca seca), causada pelos taninos da fruta.

A partir de que idade pode oferecer dióspiros ao bebé?

Os dióspiros podem ser oferecidas a partir dos 6 meses, desde que estejam maduros.

Pode causar alergia?

A alergia ao dióspiro é rara, mas existem relatos. Como em teoria qualquer alimento pode causar alergia, comece sempre por introduzir o dióspiro em quantidades pequenas e evolua gradualmente.

Representa risco de engasgo?

Como o dióspiro é uma fruta escorregadio, o risco de engasgo é alto se não estiver bem maduro. Continue a ler para aprender como oferecer dióspiro de forma segura ao bebé.

Como oferecer dióspiros ao bebé?

            Quando for escolher o dióspiro, certifique-se que está inacto e sem manchas ou buracos.

Baby-led weaning (BLW)

Escolha um dióspiro maduro e macio e corte-o em 4 na vertical. Pode deixar a casca, retirar metade ou retirar completamente, tal como faz com o tomate. Se o dióspiro estiver muito escorregadio, pode “paná-lo” em aveia instantânea, farinha de amêndoas ou farinha linhaça.

O dióspiro de roer precisa estar muito maduro e macio para ser oferecido em segurança. Já o dióspiro de colher tem de estar maduro, mas se estiver demasiado macio, vira uma papa.

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode começar a cortar o dióspiro de roer em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos.

A partir dos 12 meses pode começar a oferecer o dióspiro de colher cortado ao meio para o bebé praticar o uso da colher. Pode também cortar o dióspiro de roer na horizontal em fatias para o bebé comer com a mão. As crianças costumam adorar comer o dióspiro assim, porque parece que tem um sol no meio.

Introdução convencional

Triture o dióspiro bem maduro com uma varinha mágica. Pode oferecer o puré assim, misturado a uma papa de cereais ou ao iogurte. Veja aqui uma receita de papa de dióspiro, iogurte e chia.

A partir dos 12 meses há mais possibilidades. Damos várias ideias em cima, na secção de BLW.

DICA: Como o dióspiro é uma fruta muito sazonal, experimente triturar vários dióspiros de colher e congele o puré em formas de gelo. Assim vai ter puré de dióspiros para usar nas papas do bebé ao longo do inverno.

Fontes:

David M. Fleischer, Mary Kay Conover-Walker, Elizabeth C. Matsui, Robert A. Wood, The natural history of tree nut allergy, Journal of Allergy and Clinical Immunology, Volume 116, Issue 5, 2005, Pages 1087-1093, ISSN 0091-6749.

All Answers Ltd. (November 2018). Bisphenol A and Tetra Recart for Food Packaging. Retrieved from https://ukdiss.com/examples/bisphenol-a-and-tetra-recart.php?vref=1

McWilliam, V., Koplin, J., Lodge, C. et al. The Prevalence of Tree Nut Allergy: A Systematic Review. Curr Allergy Asthma Rep 15, 54 (2015). https://doi.org/10.1007/s11882-015-0555-8

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: