As ervilhas são um dos alimentos que geram muitas dúvidas na introdução da alimentação complementar do bebé: com que idade podem ser introduzidas? Como oferecer sem ser na sopa?
As ervilhas são um alimento fantástico para bebés e podem ser introduzidos desde os 6 meses. São uma fonte fantástica e fibras, proteína vegetal e um ácido gordo da série ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico. Têm também vitamina C e ferro, o que as torna um alimento ótimo para bebés e crianças pequenas. Além disso, as ervilhas contém várias outras vitaminas e minerais: vitamina A, K, tiamina, folato, manganês e fósforo.
Pode usar ervilhas frescas ou congeladas, não há diferença. Na verdade, ervilhas são um alimento excelente para ter no congelador e cozinham tão rapidamente que são uma ótima opção para dias mais corridos ou para dias em que não tinha nada planeado.
Curiosidade: Na verdade ervilhas não são vegetais, mas sim leguminosas como as lentilhas, grão-de-bico, feijão e amendoim. Elas consistem em plantas que produzem vagens com sementes em seu interior. No entanto, as ervilhas são comumente cozinhadas e vendidas como vegetais.
A partir de que idade pode oferecer ervilhas ao bebé?
A partir dos seis meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.
Pode causar alergia?
Não, a alergia às ervilhas não é comum e acontece com menos frequência do que a alergia a outras leguminosas. De acordo com um estudo a alergenicidade devido ao consumo de leguminosas em ordem decrescente é: amendoim, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha e feijão mungo.
Como com qualquer outro alimento, comece com uma quantidade pequena e evolua gradualmente.
Representa risco de engasgo?
Sim, pode representar risco de engasgo. As ervilhas são redondas, uma das características que aumenta o risco de engasgo. Até aos 12 meses mais ou menos, amasse as ervilhas com um garfo. Alguns bebés conseguem começar a comer as ervilhas inteiras (sempre bem cozidas e macias) antes dos 12 meses.
Como oferecer ervilhas ao bebé?
Baby-led weaning (BLW)
Comece por oferecer as ervilhas em puré, ou ofereça as ervilhas amassadas com um garfo e misturadas a outros preparos, como omeletes, arroz, à bolonhesa ou a purés como o de batata.
Até o bebé fazer a pinça fina, as ervilhas esmagadas sozinhas são muito difíceis para ela ou ele agarrar com as mãos.
Também pode oferecer panquecas de ervilhas ou acrescentar as ervilhas em croquetes ou hambúrgueres.

Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode oferecer as ervilhas sozinhas. Até aos 12 meses prefira amassar as ervilhas ligeiramente. Ervilhas maiores são mais fáceis para o bebé agarrar.
Em relação à casca: Não precisa tirar a casca das ervilhas, no entanto, se alguma casca soltar-se pode tirar do prato.
Introdução convencional
Ofereça as ervilhas na sopa. No blog temos uma receita de sopa de ervilhas e frango que é deliciosa e cheia de ferro, ideal para bebés e crianças pequenas.
Quando usar ervilhas, evite usar outros alimentos de outras cores que modifiquem muita a cor da sopa. Assim ela mantém uma cor verde viva. Lembre-se que o bebé usa todos os sentidos para comer.
Pode também oferecer puré de ervilhas para incentivar o bebé a comer sozinho. Sirva um pouco do puré numa colher e dê a colher para a mão do bebé. As pré-colheres da NumNum são excelentes para esta fase de aprendizagem.
A partir dos 12 meses já pode introduzir pratos com ervilhas inteiras como ervilhas escalfadas com ovos. Evite apenas usar enchidos no preparo.
Fontes:
Dahl, W., Foster, L., & Tyler, R. (2012). Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). British Journal of Nutrition, 108(S1), S3-S10. doi:10.1017/S0007114512000852
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.