fbpx

Espinafres

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O espinafre é uma fonte excelente de vários nutrientes e antioxidantes: contém grandes quantidades de vitamina A, vitamina C (sistema imunitário), folato (essencial para a função celular normal e crescimento de tecidos), ferro (ajuda a criar hemoglobina, que leva oxigênio aos tecidos do corpo) e cálcio (essencial para a saúde óssea e uma molécula sinalizadora crucial para seu sistema nervoso, coração e músculos). Mas a grande diferença dos espinafres para os outros vegetais está na quantidade de vitamina K: A vitamina K é importante para manter a saúde óssea e é difícil encontrar vegetais mais ricos em vitamina K do que espinafre.Também são uma ótima fonte de fibras, tão importantes para manter a saúde intestinal e prevenir a obstipação.

Curiosidade: os espinafres sempre foram associados a uma fonte maravilhosa de ferro vegetal, mas aparentemente eles têm menos ferro do que inicialmente se pensava.

Nitratos nos espinafres

Os espinafres (assim como a beterraba, nabo, nabiças e outros vegetais) têm níveis elevados de nitratos, que se consumidos muito regularmente, podem reduzir os níveis de oxigênio no sangue do bebé (uma condição chamada metahemoglobinemia). É por isso que a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), assim como alguns médicos recomendam esperar até aos 12 meses para introduzir.

Os nitratos, por si só, são tóxicos apenas em níveis superiores aos encontrados nos alimentos. O perigo potencial do nitrato na água ou nos alimentos é sua conversão em nitrito antes ou após a ingestão. O nitrato absorvido que não foi convertido em nitrito pode ser rapidamente excretado na urina sem efeitos adversos.

É importante notar que nenhum dos principais órgãos de saúde mundiais – Academia Americana de Pediatra (AAP), o ESPGHAN, o Ministerio da Saúde do Canada, o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido e o Ministério da Saúde Brasileiro – incluem restrições em alimentos naturais como frutas, vegetais, leguminosas, cereais, proteína animal ou alimentos que podem causar alergia, como faz a SPP.

Um relatório da AAP refere que o envenenamento por nitrato parece estar associado maioritariamente à ingestão de nitrato na água, e não ao nitrato que ocorre naturalmente nos alimentos. A recomendação é para evitar o consumo de alimentos ricos em nitratos nos primeiros 3 meses, mas nenhum bebé devia receber comida além de leite materno (ou artificial) com essa idade.

A Autoridade Europeia pela Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou uma declaração (2010) sobre os possíveis efeitos agudos do nitrato para a saúde em bebés e crianças pequenas que consomem espinafre e alface. O Painel conclui que os níveis de nitrato nesses vegetais não são preocupantes para a saúde da maioria das crianças. Ele observa, no entanto, que bebés e crianças de 1 a 3 anos que consomem grandes quantidades de espinafre com altos níveis de nitrato podem, às vezes, atingir um nível de ingestão para o qual existe um risco de metahemoglobinemia – uma condição que reduz o suprimento de oxigênio para o corpo – não pode ser excluída.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão e com moderação. No entanto por conter níveis elevados de nitratos, alguns médicos recomendam esperar até aos 12 meses.

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Não. Mas assim como todas as verduras, as folhas podem deixar os bebés aflitos.

Observações: Evite oferecer espinafres crus e ofereça-os com moderação para crianças até 3 anos. Cuidado também com a conservação e prefira espinafres congelados. Sempre que possível opte por espinafres biológicos.

Como oferecer o espinafre

BLW:

No início, e até aos 9-12 meses, os bebés podem não conseguir comer os espinafres separadamente. Então, coza os espinafres, pique bem e depois pode misturá-los em:

  • Omeletes
  • Pataniscas
  • Hambúrgueres
  • Misturados aos bolinhos de arroz (arroz bem cozido feito em formato de croquetes para bebés que ainda não fazem pinça fina)

Temos esta receita fantástica de pataniscas de espinafres no blog, só precisa picar bem os espinafres para garantir que não há pedaços no meio que possam deixar o bebé aflito ou engasgar.

A partir dos 12 meses, pode começar a oferecer espinafres picados e salteados com cebola ou esparregado.

Introdução convencional: 

Introduza os espinafres em sopas ou purés. Coza os espinafres separadamente, descarte a água e depois triture com os outros vegetais.

Pode encontrar receitas com espinafres aqui.

Fontes:

USDA – Food Data Central

European Food Safety Authority – EFSA assesses possible health risk for children from nitrate in leafy vegetables.

American Academy of Pediatrics. Committee on Nutrition. Infant Methemoglobinemia- The role of dietary nitrate in food and water. September 2005.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: