fbpx
o bebé pode comer framboesas

Framboesas

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As framboesas são riquíssimas em vitamina C, uma vitamina tão importante na alimentação do bebé porque ajuda a absorver o ferro de fontes vegetais (não heme). Além disso, são uma fonte excelente de fibras, importante para manter a saúde do sistema digestivo. As framboesas também contêm pequenas quantidades de vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6, cálcio e zinco.

Também tem uma boa quantidade de antioxidantes. Em comparação com outros frutos vermelhos, as framboesas têm um conteúdo antioxidante semelhante ao dos morangos, mas apenas metade das amoras e um quarto da dos mirtilos.

Assim como os mirtilos, as framboesas variam não só em sabor – entre doce e ácida – como no tamanho. Se vai oferecer as framboesas inteiras, prefira sempre as grandes e deixe as pequenas para papas.

As framboesas têm uma vida útil curta e são colhidas apenas durante os meses de verão e outono. Por essas razões, é melhor comer framboesas logo após a compra. Aproveite e congele para ter framboesas ao longo do ano!

A partir de que idade pode oferecer framboesas ao bebé?

A partir 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.

Pode causar alergia?

Não é comum. Mas pessoas com síndrome de alergia oral podem ter reação com mirtilos. Por isso, das primeiras vezes que oferecer, ofereça em quantidades pequenas e observe se há reação.

As framboesas, assim como outras frutas ácidas (morangos, tomates, citrinos), podem causar vermelhidão à volta da boca ou piorar uma assadura já existente do bebé. Essa erupção cutânea ao redor da boca ou na zona da fralda é normalmente uma reação da pele à acidez do alimento e raramente é uma reação alérgica real. Mas se acontecer e estiver na dúvida, contacte o médio pediatra do bebé.

Representa risco de engasgo?

Pode representar. As framboesas variam em tamanho e firmeza. Framboesas firmes, e especialmente pequenas podem representar risco de engasgo. Por isso prefira as framboesas maiores e maduras e macias.

Como oferecer framboesas

BLW:

Até aos 9 meses (ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça), ofereça as framboesas esmagadas/ amassadas com um garfo. Pode servi-las sozinhas ou misturadas. ao iogurte ou papa de cereais. Pode ainda oferecer framboesas grandes e espalmada. Mas se o bebé tiver dificuldade em agarrar continue a oferecer as framboesas amassadas com um garfo em puré até o bebé fazer a pinça fina.

Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça (entre os 9 e 12 meses), ofereça framboesas maduras e macias para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. Se as framboesas não estiverem bem macias, espalme-as entre os dedos. Se as framboesas forem pequenas, prefira oferece-las sempre espalmadas.

Introdução convencional: 

Amasse as framboesas com um garfo e oferece-as sozinhas ou misturadas a outra fruta, a um iogurte ou a uma papa. Não coe o puré de framboesas.

Algumas combinações deliciosas:

Pêssego e framboesa

Banana e framboesa

Ananás e framboesa

A partir dos 12 meses já pode começar a oferecer framboesas inteiras desde que esteja maduras e macias. Caso contrário, continue a espalma-las entre os dedos.

Pode encontrar receitas com framboesas aqui.

Fontes:

Skrovankova S, Sumczynski D, Mlcek J, Jurikova T, Sochor J. Bioactive Compounds and Antioxidant Activity in Different Types of Berries. Int J Mol Sci. 2015 Oct 16;16(10):24673-706. doi: 10.3390/ijms161024673. PMID: 26501271; PMCID: PMC4632771.

Yasuto Kondo, Atsuo Urisu, Oral Allergy Syndrome, Allergology International, Volume 58, Issue 4, 2009, Pages 485-491, ISSN 1323-8930.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: