fbpx

O grão-de-bico é um alimento muito presente na nossa alimentação e um alimento super versátil: pode ser oferecido cozido, triturado em puré, húmus, estufado ou mesmo em farinha. Além de ser um alimento super prático para ter na despensa. Atualmente existe até uma opção da Ferbar sem sal.

O grão-de-bico é um alimento maravilhoso para bebés e super nutritivo. Uma fonte fantástica de ferro vegetal (não heme), um nutriente fundamental para bebés desde o início da alimentação complementar, uma vez que o leite materno é pobre em ferro. Além disso, o grão é fonte de fibras, proteína, folato, fósforo, cobre e manganês.

O grão-de-bico seco é a melhor alternativa: é rápido de cozer se tiver uma panela de pressão (veja como cozer leguminosas neste artigo), e mais sustentável, é muito mais barato e pode ser congelado para ter grão-de-bico sempre pronto.

Curiosidade: A maioria das leguminosas em conserva têm sal e são conservadas em latas com BPA. Em Portugal, felizmente já existe uma opção de grão-de-bico em conserva sem sal e sem BPA da Ferbar (em embalagem Tetra Recart). Se não consegue oferecer leguminosas secas, esta é (do meu conhecimento) a única opção recomendada para bebés e crianças pequenas. Está à venda em qualquer supermercado.

A partir de que idade pode oferecer grão-de-bico ao bebé?

A partir dos seis meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.

Pode causar alergia?

Pode causar, embora não seja um alergénico comum. De acordo com um estudo a alergenicidade devido ao consumo de leguminosas em ordem decrescente é: amendoim, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha e feijão mungo.

Como com qualquer outro alimento, comece com uma quantidade pequena e evolua gradualmente.

Representa risco de engasgo?

Sim. O grão-de-bico é redondo, uma das características que aumenta o risco de engasgo. Até aos 12 meses mais ou menos, amasse o grão com um garfo. Se alguma casca soltar-se, retire a casca também.

Como oferecer grão-de-bico ao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

O grão-de-bico é muito versátil e há várias formas de oferece-lo. O importante é modificar o formato redondo até aos 12 meses. Algumas ideias:

Amassar com um garfo e retirar as cascas soltas. Temperar com um fio de azeite

Puré de grão com leite materno

Húmus

Hambúrguer de grão

Pataniscas de grão (veja a receita de pataniscas de grão-de-bico e bacalhau fresco)

Se oferecer o grão-de-bico sem uma proteína animal, lembre-se sempre de combiná-lo com uma fonte de vitamina C para aumentar a absorção do ferro.

Ideia de refeição para bebé que já faz a pinça fina: grão amassado com um garfo, cenoura (bem) cozida em pedaços pequenos, frango desfiado.

A partir dos 12 meses pode oferecer o grão-de-bico sem amassar. Certifique-se apenas que está bem macio e retire qualquer casca solta.

Introdução convencional

Ofereça o grão-de-bico na sopa. No blog temos uma receita de sopa de grão e frango e uma receita de sopa de grão e brócolos que são ótimas fontes de ferro, ideal para bebés e crianças pequenas.

Pode também oferecer o grão em puré ou oferecer um estufado de grão amassado com um garfo ou ligeiramente triturado para incentivar o bebé a comer sozinho. Sirva um pouco do puré numa colher e dê a colher para a mão do bebé. As pré-colheres da NumNum são excelentes para esta fase de aprendizagem.

A partir dos 12 meses já pode introduzir oferecer o grão-de-bico inteiro desde que bem cozido e macio.

Fontes:

All Answers Ltd. (November 2018). Bisphenol A and Tetra Recart for Food Packaging. Retrieved from https://ukdiss.com/examples/bisphenol-a-and-tetra-recart.php?vref=1

Verma AK, Kumar S, Das M, Dwivedi PD. A comprehensive review of legume allergy. Clin Rev Allergy Immunol. 2013 Aug;45(1):30-46. doi: 10.1007/s12016-012-8310-6. PMID: 22555630.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: