fbpx

Inhame (taro)

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Taro (ou inhame), é um tipo de tubérculo da família  Colocasia esculenta e originário da Ásia. É muito comum nos Açores, mas no continente não tanto, embora seja cada vez mais fácil de encontrar nos supermercados.

Por caracterizar-se por uma parte subterrânea comestível, faz parte do grupo dos tubérculos e raízes como a batata, a mandioca e o cará. Substitui a batata ou batata-doce em sopas, purés e dá até para fazer papas de fruta com ele por ter um sabor muito neutro.

O taro é fonte de diversos nutrientes: vitamina E, vitamina B6, manganês, magnésio, vitamina C (sistema imunitário, potencializa a absorção de ferro de fontes vegetais), potássio, vitamina B1 e até ferro em menores quantidades. É também uma fonte excelente de fibras (prevenção da obstipação).

Curiosidade: O termo inhame no Brasil é fonte de uma confusão enorme.No nordeste do Brasil inhame é cará e no sudeste o inhame refere-se ao taro, tubérculos de duas famílias diferentes: Dioscorea e Colocasi. Em 2002, a Associação Brasileira de Horticultura (ABH) decidiu determinar que os da primeira família (mais conhecidos como cará) seriam chamados oficialmente de inhame, e os da segunda família, de taro. 

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não há registos de alergia ao inhame ou taro. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Não, mas precisa estar bem cozido. Para saber se está bem cozida tem que conseguir esmagar a batata com a ponta dos dedos ou entre a língua e o céu da boca.

Como oferecer o taro (inhame)

BLW:

Pode oferecer o taro em puré – só precisa coze-lo e depois amassar com um garfo. Pode também cortar em tiras da largura de um dedo de um adulto, cozer no vapor ou em água, e oferecer ao bebé como faz com a batata ou batata-doce.

Pode também fazer uma papa de inhame com fruta (chamado danoninho caseiro) para o lanche ou pequeno-almoço do bebé. Essa papa tem uma consistência fantástica para o bebé treinar o uso da colher.

A partir do momento que o bebé começar a fazer o movimento de pinça, entre os 9-12 meses, pode cortar o taro cozido ou assado em pedaços e oferecer para o bebé agarrar com a ponta dos dedos ou espetar um pedaço com um garfo apropriado e dar ao bebé para ele praticar o uso dos talheres. Pode continuar a oferecer o taro em puré ou em palitos.

Introdução convencional: 

Amassar o taro cozido com um garfo e oferecer ao bebé. Pode ainda adicionar um pouco de leite materno ou leite artificial e servir com uma colher e dar a colher ao bebé. Depois de introduzir os derivados de leite de vaca, pode misturar um pouco de iogurte ou um pouco de manteiga ao puré.

O taro, ou inhame, pode substituir a batata ou batata-doce nas sopas. Como tem gosto neutro, pode até ser usado na papa de frutas. A papa de inhame e fruta é um lanche nutritivo e delicioso e uma excelente opção para bebés alérgicos a banana.

Pode encontrar receitas com taro/inhame aqui.

Fontes:

Environment Defense Fund – Lead in food: A hidden health threat. 2017

American Academy of Pediatrics – Prevention of Childhood Lead Toxicity. 2016

Khoo, Azlan, Tang and Lim. Anthocyanidins and anthocyanins: colored pigments as food, pharmaceutical ingredients, and the potential health benefits. Food Nutr Res. 2017; 61(1): 1361779.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: