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Iogurte

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O iogurte é um produto lácteo feito a partir da fermentação bacteriana do leite. As bactérias usadas para fazer iogurte são chamadas de “culturas de iogurte”, que fermentam a lactose, tornando-o mais fácil de digerir e apropriado para os bebés com menos de 12 meses comerem (ao contrário do leite de vaca). São também uma ótima opção para expor os bebés ao leite de vaca dentro da janela imunológica.

Além de cálcio e proteína (especialmente o iogurte grego), o iogurte é rico em vitaminas do complexo B (especialmente B12 e riboflavina), fósforo, potássio e magnésio. Mas provavelmente o mais interessante do iogurte é ser um probiótico, que pode beneficiar a saúde digestiva, fortalecer o sistema imunitário e reduzir inflamação.

Lembre-se que a principal fonte láctea de um bebé até aos 12 meses é o leite materno ou leite artificial.

Que iogurte escolher?

O iogurte natural pasteurizado sem açúcar e gordo é a melhor opção para bebés. Leia sempre o rótulo dos iogurtes: um iogurte não deve ter mais de dois ou três ingredientes (leite, culturas vivas e às vezes leite em pó).

O iogurte grego sem açúcar também é uma boa opção para bebés que estão a começar a introdução da alimentação complementar, uma vez que tem menos lactose do que outros tipos de iogurte e por isso é mais bem tolerado pelo sistema digestivo do bebé.

Uma outra opção é usar iogurte de cabra ou ovelha sem açúcar. Também costumam ser mais bem tolerados e são especialmente úteis para bebés com intolerância à lactose.

Evite iogurtes vendidos como “iogurtes para bebés”: Os iogurtes feitos para bebés costumam ter açúcar além de outros aditivos. São muitas vezes recomendados por serem enriquecidos com vitaminas e minerais. Prefira oferecer iogurte natural sem açúcar juntamente com uma dieta nutritiva e variada.

Estas são algumas marcas que recomendo:

  • Pur Natur (biológico, gordo)
  • Andechser (biológico, gordo)
  • Continente biológico (gordo)
  • Lidl biológico (meio gordo)
  • Aldi biológico (meio gordo)
  • Pur Natur Grego (biológico)
  • OIKOS Grego sem açúcar

Depois, todas as marcas têm opção de iogurtes naturais sem açúcar. Certifique-se apenas que não tem açúcar e prefira gordo.

E a gordura no iogurte gordo?

Os bebés precisam de gordura nos primeiros dois anos. E é por isso que os órgãos de saúde recomendam oferecer leite, iogurte e queijos gordos. Iogurte magros não são recomendados para bebés e crianças pequenas (nos primeiros 2 anos), pois pode fazer com que elas não recebam energia ou gordura suficiente porque vão ficar cheias com um alimento com pouca gordura e dessa forma precisariam de comer mais para atingir a gordura necessária.

A gordura é essencial para o crescimento de bebés e crianças pequenas! Ela desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro de seu filho e ajuda-o a atingir seu potencial máximo de crescimento. A gordura é usada no corpo como combustível e ajuda o corpo a absorver as vitaminas solúveis em gordura, A, D, E e K.

Uma nota sobre a gordura saturada: os iogurtes gregos tendem a ter mais gordura saturada do que os iogurtes naturais (um Oikos por exemplo tem 6.3 g de gordura saturada vs 2.4g num iogurte natural gordo da Pur Natur). A gordura saturada é um tipo de gordura associada a riscos aumentados de desenvolver certas condições de saúde e normalmente é recomendado dar prioridade a gorduras insaturadas ou gorduras “boas”, como o abacate, nozes, sementes, azeite e peixes oleosos, sempre que possível.

No entanto, se o bebé ou mesmo criança, tiver uma dieta saudável, variada e balanceada e que não tem muitos alimentos ricos em gordura saturada (por exemplo, carnes processadas, manteiga, óleo de coco), então não há mal em oferecer iogurte grego.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.

Pode causar alergia: Sim. O leite de vaca (e derivados) é o principal alérgeno alimentar, por isso tem de começar com uma pequena quantidade e aumentar a quantidade gradualmente. Veja os sintomas de alergia alimentar neste artigo.

Representa risco de engasgo: Não. Mas em teoria qualquer alimento pode causar engasgo.

Observações: Quando possível, opte por iogurtes biológicos.

Como oferecer o iogurte

BLW:

Pode oferecer o iogurte puro, misturado com puré de fruta ou adicionado à papa de cereais. O grego especialmente, é ótimo para os bebés praticarem o uso da colher. Lembre-se que o BLW é sobre comer sozinho e não (apenas) comer com as mãos! Oferecer papas, iogurte e sopa é perfeitamente ok, desde que seja o bebé a alimentar-se por ele (com colher ou as mãos)!

O iogurte também é uma boa forma de introduzir frutos secos na alimentação do bebé, uma vez que a manteiga de amendoim (ou outro fruto seco) não pode ser dada pura na colher. É só misturar um pouco de manteiga de amendoim no iogurte do bebé e deixá-lo comer!

Introdução convencional: 

A introdução é feita da mesma forma que em BLW. Tente sempre que seja o bebé a alimentar-se sozinho. Iogurtes ou papas mais consistentes ajudam a promover o uso de talheres.

Pode encontrar receitas com iogurte aqui.

Fontes:

USDA – Food Data Central

Government of Canada – Nutrition of health term infants.

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